Cultura Pop

CHiPs: punks vs. new waves, imitação do Kiss, patins e disco music

Published

on

Depois de um certo momento dos anos 1970, até como um reflexo da febre de disco music, começou uma onda de patins. Uma onda que ficou forte rapidamente, invadiu a década seguinte e acabou aparecendo igualmente em outras mídias: televisão, cinema, etc. Você via gente circulando de patins em novelas, deparava com pistas de dança em que todo mundo aparecia tentando se equilibrar nas rodinhas e, ora vejam só, até mesmo Linda Blair, de O exorcista, fez um filme estilo “turma da praia” chamado Roller boogie (1979), no qual interpretava uma garota que patinava e dançava ao lado do namorado, e brigava para manter a pista de dança preferida do casal.

Um dos maiores sucessos da TV naquela segunda metade dos anos 1970, CHiPs, não estava nem um pouco imune a essas “modas”. Exibida na NBC entre 15 de setembro de 1977 e 1º de maio de 1983 – no Brasil, passou na TVS a partir de 1979 – mostrava o dia a dia de dois oficiais motociclistas da Patrulha Rodoviária da Califórnia (a CHP, daí o nome). Os meganhas eram os inoxidáveis Poncherello (Erik Estrada) e Jon Baker (Larry Wilcox). Poncherello era o malucão indisciplinado com fama de bad cop, e Jon era o policial tentava agir de maneira mais racional.

Como se tratava de uma série filmada em Los Angeles, todo tipo de esporte ou mania (do surfe ao bicicross) que ficou mais ou menos popular naquela época apareceu no programa. Aliás não apenas isso: brigas entre Poncherello, Jon e punks locais eram comuns no seriado e um episódio de 1982, Battle of the bands, mostrava as porradarias entre uma banda punk (a Pain) e uma banda new wave (a Snow Pink), que disputariam uma (enfim) batalha de bandas num boteco. Sim, os nomes dos grupos eram esse troço caricatural aí, e os punks eram os inimigos. Olha um trecho aí.

Sim: teve uma vez em que o seriado se superou e decidiu criar um genérico do Kiss. Era o Moloch, que apareceu no episódio Rock devil rock, que foi ao ar no Halloween de 1982. Don Most, o Ralph Malph da série Happy days (passou no Brasil na Globo nos anos 1970) era uma espécie de imitação de Gene Simmons, só que mais (er) diabólico. E como o personagem dançava e não tocava instrumento algum, lembrava também um cruzamento de Gene com Mick Jagger. Você não pode perder isso.

E agora, vai aí esse puro suco de cultura pop anos 1970/1980. Em 1979, abrindo a temporada 3 de CHiPs no dia 22 de setembro, foi ao ar a primeira parte de… Roller disco, a maneira que o seriado encontrou para aderir à onda de patins e disco music. A história começava de maneira singela, até que o mundo do crime começava a invadir o episódio: Ponch chefia o comitê de entretenimento do convescote de caridade da CHP e sai procurando famosos para participarem do evento. Um trio de assaltantes patinadores aparece para estragar a festa.

De qualquer jeito, surge a ideia de misturar patins na tal comemoração, e  o evento se torna o Skate With The Stars. O ator e cantor Leif Garrett interpreta Jimmy Tyler, um “astro do rock” (de quem Poncherello é fã) meio de mal com a vida. Por causa do contato com Jimmy, a festa fica tipo LOTADA de famosos, que são os atores que participam de todas aquelas séries de TV da época, e que hoje passam em canais tipo TCM. Tinha gente de Starsky & Hutch, Esquadrão Classe A, O barco do amor, Oito é demais e várias outras.

Trending

Sair da versão mobile