Cultura Pop
Cancelado! O clipe que David Bowie vetou
A primeira coisa que dava para imaginar ao ler que David Bowie estava, em 1999, lançando um single chamado The pretty things are going to hell era o bom e velho “ué, já vi isso antes…”. Claro: “pretty things” era uma referência a Oh! You pretty things, música do disco Hunky dory, de 1971. E o “are going to hell” era um jazz em cima de Your pretty face is going to hell, dos Stooges – música, por sinal, do disco Raw power, que Bowie produzira.
A música era um dos singles do disco Hours, de 1999 – que trouxe como novidade o fato de, na época da internet a lenha, estar disponível digitalmente duas semanas antes de seu lançamento em formato físico. E imaginar que ela ganharia um clipe era só questão de tempo. Enfim, ela ganhou, mas se tornou um caso raro na videografia de Bowie, já que ele acabou não curtindo muito o resultado e engavetou o clipe.
O vídeo de The pretty things… foi dirigido por Dom & Nic (nome de trabalho dos diretores Nic Goffey e Dominic Hawley) e filmado em setembro de 1999. A dupla vinha fazendo o maior sucesso nas premiações de clipes e havia dirigido um vídeo para o próprio Bowie, I’m afraid of americans (feito ao lado de Trent Reznor), nomeado para o Prêmio de Melhor Vídeo Masculino da MTV em 1997. Os dois também dirigiram o clipe de D’you know what I mean?, do Oasis.
>>> Veja também no POP FANTASMA: David Bowie copiando e colando
A ideia era levar um pouco do passado de Bowie para os fãs, mas de uma forma, vamos dizer, sui generis. O cantor contratou a Creature Shop de Jim Henson, o criador dos Muppets, para montar quatro bonecos representando fases diferentes de sua carreira. A empresa já era uma velha conhecida de Bowie, já que seus serviços haviam sido usados no filme Labirinto. O velho Jim morrera em 1990 e seu filho Brian assumira a empresa.
Os tais quatro bonecos representaram o Bowie-de-vestido da capa de The man who sold the world, a época de sucesso de Ziggy Stardust, o Thin White Duke e o pierrô do disco Scary monsters. Corre por aí que essa brincadeira custou 28 mil libras.
Um site chamado Lostmediawiki corrreu atrás de fotos raras e declarações antigas dos participantes do clipe. O marionetista Rick Lyon lembra que foi chamado em setembro de 1999 para manipular “um fantoche de tamanho real da personalidade de Ziggy Stardust do Sr. Bowie”, conforme contou em seu site pessoal. “O marionetista principal foi meu bom amigo David Barclay, e os outros foram John Tartaglia, James Godwin e Eric Jacobson”.
>>> Veja também no POP FANTASMA: A versão pouco conhecida de Rebel Rebel, do David Bowie
O problema é que esse clipe aí, pelo menos da maneira como deveria ser apreciado, foi visto por muito pouca gente, porque Bowie desistiu do vídeo assim que o viu, e arquivou tudo. “Este vídeo nunca foi lançado. Falei com alguém na casa de produção em dezembro de 1999, e eles disseram que tinha sido arquivado. Que pena”, completou Rick.
Bowie retomou o assunto em 2000, quando resolveu bater um papo pelo Yahoo Music com os fãs. Na época, essa coisa de bater papo pela internet parecia mais coisa de filme de ficção científica. Seja como for, um fã perguntou porque é que o vídeo foi largado de lado. “Ele foi abandonado depois que descobrimos que os bonecos pareciam bonecos”, disse, confundindo ainda mais os pobres admiradores.
Bom, ele explica em seguida: “O que quero dizer é que o vídeo não tinha a escuridão do leste europeu que Dom e Nick queriam alcançar. Algumas das partes são absolutamente engraçadas e tenho certeza que um dia desses entrarão numa compilação de vídeo. Será uma fonte de diversão sem fim para todos vocês e uma forma de tortura chinesa para mim”, ironizou.
>>> Veja também no POP FANTASMA: Várias coisas que você já sabia sobre The man who sold the world, de David Bowie
O relacionamento de Bowie com os bonecos não parou por aí. Em 2013, os bonecos Thin White Duke e Pierrot foram tirados do depósito e finalmente foram utilizados no clipe do remix de Love is lost (do disco The next day, lançado naquele ano). Foi a única vez em que eles apareceram.
Mas o clipe de The pretty things, infelizmente, continua inéd… Bom, nem tanto. Tem um vídeo, disponível no YoUTube e em sites de vídeos como o Dailymotion, com a música, avisando que se trata do clipe “oficial”. Na verdade é uma edição diferente do vídeo, com Bowie cantando em um teatro. Há um close bem rápido do boneco do Thin White Duke lá pra 2:11, e não aparece mais fantoche nenhum.