Cultura Pop
Ariel Pink, em homenagem a Bobby Jameson
Nome recente da psicodelia, o americano Ariel Marcus Rosemberg, mais conhecido como Ariel Pink, é associado com um estilo que a revista Wire classificou como hypnagogic pop. São artistas que morrem de saudades de técnicas de gravação antiga, ou de fitas VHS, ou fitas K7, e que levam esse sentimento para o seu trabalho, seja na música que produzem ou no formato que utilizam. Ariel está lançando seu 16º disco, Dedicated to Bobby Jameson. Se você ainda não escutou, prepare-se para tomar contato com mais um candidato forte a “disco do ano”, graças a músicas como Feels like heaven, que você ouve aí embaixo. O clipe dela, muito legal, parece mais uma produção em vídeo dos anos 1980, olha só.
O novo álbum de Ariel é o primeiro dele pelo selo Mexican Summer, especializado em edições turbinadíssimas em LP (com vinil colorido, capas triplas, etc). E no título do novo disco, Ariel homenageia um sujeito cuja trajetória errante quase passou despercebida pelos historiadores do rock. Morto em 2015 de aneurisma, aos 70 anos, o americano Bobby Jameson deixara a música em 1985 quando tinha vinte anos de uma carreira que incluiu discos secretos, gravações nunca divulgadas e fracassos retumbantes. Morou nas ruas, teve envolvimento pesadíssimo com álcool e drogas, foi internado em hospitais psiquiátricos e foi dado como morto até por amigos próximos. Na década passada foi redescoberto, montou um blog e abriu um canal no YouTube.
Em 1965, Jameson foi contratado por um selo chamado Surrey para compor todas as músicas de um disco chamado Songs of protest and anti-protest. Jameson era então um garotão de 20 anos que tinha alguns compactos gravados por selos pequenos (um deles com uma composição inédita de Mick Jagger e Keith Richards). Basicamente, ele deveria escrever as canções a partir de títulos já definidos, porque as capas já estavam impressas. E o LP sairia creditado a um cantor inexistente chamado Chris Lucey.
E por que isso? Porque a Surrey contratara um cara chamado Chris Ducey, sem saber que ele ainda tinha contrato com outra gravadora. A solução de jerico que o selo arrumou foi cortar um pedaço do “D” de Ducey, colocar uma foto de Brian Jones, dos Rolling Stones (!), na capa e chamar Jameson para preencher o conteúdo. Duro, desesperado para gravar e sem empresário, Bobby topou, gravou tudo e não recebeu nada pelo trabalho. Songs… pegou poeira nas lojas, foi redescoberto quando saiu Forever changes, do Love, em 1967 (fãs e críticos comparavam tanto os dois discos que rolou certa curiosidade). E saiu em CD em 2002. Está no Spotify.
O outro caso: em 1967, abandonado pela namorada Gail Sloatman, que o trocou pelo iniciante Frank Zappa (com quem ela se casaria), Bobby Jameson acabou trabalhando com Zappa. E foi levado por ele para a gravadora Verve, naquela mesma leva em que foram contratados Mothers Of Invention e Velvet Underground. Seu segundo disco, Color him in, saiu pelo selo, mas igualmente não teve repercussão alguma e não fez dinheiro algum para Jameson, que àquela altura mal tinha um contrato de gravação com o selo. Até morrer, o cantor reclamou que a mixagem estragou o disco. O músico saiu da Verve depois de um LP e alguns singles gravados. Color him in saiu em CD. Essa é Do you believe in yesterday.
Nessa mesma época, Bobby Jameson teve uma aparição de destaque num filme independente chamado Mondo Hollywood, dirigido por Robert Carl Cohen e que era “um guia psicodélico para Hollywood”. Bobby entrava numa festa chique tocando sua canção Metropolitan man. Foi durante essa produção que Frank Zappa e Gail (que aparece em 1:00, no trecho abaixo do filme) se apaixonaram.
https://www.youtube.com/watch?v=JTqq7-geUEI
As histórias e a música de Bobby Jameson foram as inspirações de Ariel Pink na preparação de Dedicated to Bobby Jameson. O cantor se identifica, de certa forma, com a trajetória errática de Bobby. Ao começar sua carreira musical, Pink soltou muito material gravado e lançado por conta própria, já tendo toda certeza de que não iria ganhar nada com aquilo. Afinal, como era ter a liberdade de lançar o próprio material a hora que quisesse, trabalhar da maneira que queria e não ter muita ideia de como faria para monetizar o próprio trabalho?
“Eu estava disposto a fazer minhas gravações e liberá-las de graça. Estava muito grato por alguém ter prestado atenção em mim, então eu agia da seguinte forma: ‘Aqui, escute meu som!’. Mas agora, isso não é o meu trabalho. Mantenho as minhas gravações como se elas fossem reféns. Não quero lançá-las, é a responsabilidade de uma outra pessoa fazer ese tipo de coisa. Se elas nunca saírem, melhor, então”, disse o Ariel Pink à Spin, em entrevista de lançamento de Dedicated to Bobby Jameson.
Bobby Jameson morreu bastante infeliz com todo o seu passado na música – um de seus últimos posts em seu blog trazia um texto tristíssimo, em que o compositor dizia ter passado “a maior parte” dos seus 70 anos chorando. Ariel mostra na entrevista que deu a Spin estar mais feliz e realizado com o que vem fazendo, embora tenha certas dúvidas se a trabalheira toda que teve valeu a pena. Seja como for, é a hora de você parar tudo e descobrir um álbum que pode se tornar um de seus discos preferidos. Pega Dedicated to Bobby Jameson aí. De nada 🙂