Cultura Pop
Aquele vez em que Keith Richards deu umas porradas num cara na frente das câmeras
O humor de Keith Richards não é das coisas mais tranquilas do mundo. Slash, num encontro breve com ele, viu o guitarrista dos Rolling Stones brincar com uma faca na frente dele e espetá-la numa mesa – Ron Wood, amigo do guitarrista do Guns N Roses, disse a ele que isso era apenas “uma maneira de ele mostrar que é ele que manda”. Aliás, Keith também ameaçou partir para briga, armado com uma faca, com ninguém menos que Donald Trump, anos antes dele virar presidente.
Teve mais: durante as turnês concorridas dos Stones nos anos 1970, quando Keith abusava de drogas, a única pessoa que tinha autorização para acordá-lo era seu filho Marlon. Aliás, o guitarrista dormia com uma arma carregada embaixo do travesseiro, e qualquer outra pessoa que tentasse despertar o músico poderia acabar se dando muito mal.
E isso do vídeo aí embaixo foi o que sobrou para um pobre diabo que aparentemente tentou invadir o palco dos Stones durante uma apresentação em Hampton, Virgínia, no dia 18 de dezembro de 1981.
A banda estava encerrando a apresentação com (I can’t get no) Satisfaction quando apareceu um sujeito no palco, que resolveu partir para cima de Keith e levou umas guitarradas. A Far Out repara que a guitarra de Keith continuou tocando como se nada tivesse acontecido, e nota que Mick Jagger parecia “imperturbável”. De fato, a maneira como o cantor se comporta dá a impressão de que a invasão fazia parte do espetáculo.
“Mas a única razão pela qual fiz isso foi porque a segurança não estava lá. Eles estavam dois passos atrás”, explicou Keith, segundo a mesma Far Out. “Estou de olho nas costas de Mick. Eu não sei para onde esse cara vai… Você sabe que é uma coisa meio automática, instintiva”. O músico disse depois que tomou cuidado para que o sujeito não caísse em cima da bateria de Charlie Watts (não caiu). Resta saber o que rolaria com Keith se essa pancadaria rolasse hoje em dia nos palcos (processinho?) ou se os Rolling Stones fossem uma banda menos poderosa.
Ah sim, nesse papo aqui Keith comenta o assunto, relembra a ocasião e diz que fez um favor pro tal cara. “Ele não passou a noite na cadeia e ainda me deve 200 paus”.