Cultura Pop

Aquela vez em que Robert Plant ofereceu grana para uma rádio nunca mais tocar Stairway To Heaven

Published

on

As opiniões de Robert Plant sobre Stairway to heaven, letra que ele próprio escreveu (e cantou) para o Led Zeppelin sempre foram meio… variáveis. O cantor já disse algumas vezes que estava de saco cheio da canção e a chamou de “música de casamento” do Led. Mas certa vez afirmou que se tivesse que apresentar um curriculum vitae em algum lugar, teria que levar a canção e falar: “Sim, é isso aí que eu faço”.

Em 2012, num papo com a NPR, Plant disse que chegou a oferecer pagamento a uma rádio para que ela não tocasse mais a música. Isso aconteceu porque, ouvindo a emissora KBOO-FM, de Portland, o cantor escutou que eles estavam abrindo uma espécie de crowdfunding. E a recompensa da rádio caso ela chegasse ao valor desejado era bastante inusitada: nunca mais a emissora tocaria Stairway to heaven (!!).

“Então eu liguei pra ele e prometi dinheiro. Eu fui patrocinador da KBOO”, contou o vocalista do Led, que deu cerca de mil dólares para a emissora (o site Oregon Live também conta a história aqui). “Você sabe que isso é suicídio profissional, né? Eu tive que contar para o Ahmet (Ertegun, presidente da Atlantic Records). Eu disse, ‘Ahmet, você não sabe da maior, é muito engraçado’. E ele falou: ‘Cara, eu acho que isso é ótimo!'”.

No momento em que soube do levantamento de fundos, Plant ouvia a emissora enquanto dirigia e estava curtindo o som – a KBOO tocava astros “uma mistura de lados B tristes de doo-wop” (disse Plant) e estava tocando uma canção do Jive Five, uma banda soul dos anos 1960. Esse grupo aí.

Trending

Sair da versão mobile