Cultura Pop
Aquela vez em que o Sonic Youth descobriu a Ucrânia
Adivinha só quem andou dando uns pulos lá por Kiev, capital da Ucrânia, mas bem antes dessa guerra escrota que está rolando por lá? Em 14 de abril de 1989, o Sonic Youth estava fazendo uma turnê pela União Soviética, e passou por Kiev para uma apresentação. Era uma época em que essa região era bastante isolada do resto do mundo, e tanto shows de artistas do universo pop quando lançamentos de discos eram episódios a serem comemorados.
O Sonic Youth tinha bastante trabalho pela frente: a turnê de seu disco mais bem sucedido até então, o duplo Daydream nation (1988), avançava. Em Kiev, o grupo tocou num centro de recreação local e teve sua apresentação aberta por uma banda local de sucesso, a Vopli Vidoplyasova. Mas segundo esse site aqui, que traz uma série de fotos da noite, o SY era desconhecido na Ucrânia a ponto de nem todo mundo se animar para assistir ao show deles: assim que a banda de abertura deixou o palco, dois terços do público deram no pé rapidinho.
Sonic Youth, Kiev , 1989. pic.twitter.com/5YPyM7B3B1
— oil pump (@ZarkoChe) October 30, 2015
Aliás, o site ainda por cima escuta algumas pessoas que foram ao show. O músico e produtor Vasily Tkach, por exemplo, diz que nem sabia direito que banda era aquela. “Os ingressos foram entregues a um colega de classe por pais que estavam diretamente envolvidos no Komsomol (organização juvenil do Partido Comunista da União Soviética). Ele próprio não se interessava particularmente por música”, conta ele, que tinha uma banda pós-punk e idolatrava o Vopli Vidoplyasova. Um outro músico, Sergei Popovich, disse que não gostou muito do show. “Não funcionou muito bem para mim ao vivo, era alto e parecia heavy metal”, contou.
De recordações em áudio e vídeo da passagem do Sonic Youth lá pela Cortina de Ferro, tem esse vídeo abaixo, com o show deles na Lituânia, no comecinho daquele mês…
…. e tem um disco gravado ao vivo em Moscou.