Som
Pronto: acharam um aparelho de som que toca floppy disk
Falamos outro dia sobre artistas que lançam discos em floppy disk. Sim, tem gente que lança ÁLBUNS em DISQUETE hoje em dia. E isso ainda que o formato permita quase que apenas o uso de música em formato Midi, já que não há muito espaço para bits.
Agora imagina essa turma usando uma máquina dessas. O canal de vídeos Techmoan encontrou o Roland MT-80S. Um aparelho de som lançado pela empresa, que tocava justamente floppy disks.
Pode até não parecer, mas o Roland MT-80S era uma excelente ideia. Ele não era um aparelho de som como outro qualquer, apesar de lembrar uma boombox perneta, com uma só caixa de som. O modelo foi criado para ser um tutor de música, para quem estava aprendendo a tocar um instrumento – piano, em especial. Você inseria um disquete com uma trilha Midi (que podia ser uma amostra de sons de piano, ou de orquestra, ou de qualquer outro instrumento) e saía praticando.
Ele também funcionava como sequenciador, já que você podia alterar a velocidade da trilha a ser tocada, para facilitar seu trabalho. Ou separar cada canal do arquivo de som. E tinha um metrônomo para ajudar o músico em seu treinamento.
Você sabia que nos anos 1990 havia empresas que vendiam samples de Midi em floppy disk? Não? Pois é, tinha isso, e aparece no vídeo.
Esse aqui é o manual do usuário do aparelho, que você ainda encontra à venda em feirões e lojas virtuais.