Crítica

Ouvimos: Antonio Neves – “De Las Nieves”

Published

on

RESENHA: Antonio Neves cria um disco-conceito instrumental, De Las Nieves, sobre um caminhoneiro músico na fronteira Brasil-Uruguai. Latinidades e imaginação sonora.

  • Apoie a gente e mantenha nosso trabalho (site, podcast e futuros projetos) funcionando diariamente.
  • E assine a newsletter do Pop Fantasma para receber todos os nossos posts por e-mail e não perder nada.

Músico que começou a tocar na boemia carioca aos 14 anos, Antonio Neves foi para um lado bem criativo e imaginativo em seu disco solo De Las Nieves – que chama a atenção de qualquer fanático ou fanática por discos.

De Las Nieves é um álbum gravado como se o personagem-título tivesse gravado um álbum para contar musicalmente sua biografia: é um latino-americano criado em Santana do Livramento (fronteira entre Brasil e Uruguai) que ganha a vida como caminhoneiro, mas tem a música como paixão. Ele entra em estúdio e deixa gravado um disco em que sua trajetória é contada por melodias, ritmos e ruídos de fundo.

  • Ouvimos: Dora Morelenbaum – Pique
  • Ouvimos: Pablo Lanzoni – Aviso de não lugar

O álbum começa na chuva e nas criações percussivas de Humo, e migra para o som cigano – com vocais lembrando Boca Livre – de Estudio Nadie, o samba nostálgico de Dolores, o blues mântrico e latino de Blues del Norte, o faroeste latino de La Redención. Samba, sopros, metais e latinidades encontram-se em Réquiem del pescador, e um clima parecido com Mlton Nascimento domina Sol mayor, no final. A cubana Donde esta mi jefe?, com Davi Moraes, é um raro momento “com letra” (em espanhol) do disco, enquanto Réquiem del pescador, com Bebê Kramer, é samba com acordeão.

Para ajudar a contar a história, Antonio recrutou amigos como Davi e Kramer, e também Dora Morelenbaum, Domenico Lancellotti, Jayme Vignoli. De Las Nieves poderia ter ficado mais direto com letras relatando os caminhos – mas talvez não gerasse tantas imagens na cabeça de quem ouve.

Texto: Ricardo Schott

Nota: 8,5
Gravadora: Independente/Tratore
Lançamento: 13 de maio de 2025.

Trending

Sair da versão mobile