Lançamentos
Anoushka Shankar: sitar instrumental e sons new age em EP novo
Anoushka Shankar é filha do sitarista Ravi Shankar e meia-irmã de Norah Jones. Também é sitarista, nascida em Londres em 1981, e criada entre a capital do Reino Unido e Delhi, na Índia. Os parentescos não definem totalmente o trabalho dela, que transita entre os sons indianos e a música clássica (gravou discos até pelo selo Deutsche Grammophon) e também fez trabalhos como atriz, narradora e até jornalista. Na infância, acompanhou o pai tocando tamboura com ele, mas aprendeu sitar de verdade com um discípulo de Ravi, Gaurav Mazumdar.
Muita gente deve se lembrar de que ela participou do memorial a George Harrison, The concert for George, em 2002 – abriu a apresentação e depois voltou para cantar The inner light, lado B dos Beatles feito por Harrison, com o guitarrista Jeff Lynne. De lá para cá, além dos shows solo, ela também participou de vários tributos e shows beneficentes – por acaso muita gente se recorda de seu pai participando do Concerto para Bangladesh, criado por George Harrison. Fez também trilhas para filmes de Bollywood, além de criar relações com a música eletrônica e com o jazz em alguns momentos.
Dessa vez ela retorna com o disco instrumental Chapter I: Forever, for now, o primeiro de uma série de três EPs, cada um trazendo uma espécie de momento ligado à música. No caso do primeiro EP da série, são momentos do dia a dia, coisas para relembrar, e um design sonoro que às vezes, fica mais próximo da new age dos anos 1980 ou daquele estilo que lá pelos anos 1990 chamava, de healing music. O resultado soa belo, mas bem repetitivo em vários momentos, especialmente para quem não está acostumado com esse tipo de sonoridade.
A primeira faixa, Daydreaming, gravada com o pianista alemão Nils Frahm, abre com um tilintar do sitar bem próximo ao da introdução de Love you to, dos Beatles. O lado mais melancólico do disco fica por conta de Stolen moments, a segunda faixa. Os nove minutos de What I will remember? e a última faixa, Sleeping flowers (Awaken every spirit), soam como continuação uma da outra, e parecem falar (musicalmente) de recordações em vídeos antigos e álbuns de fotos, como se fosse uma trilha para um filme de tempos idos.
No disco, Anoushka é acompanhada por Nils Frahm (piano, gaita de vidro, harmônio, percussão), Gal Maestro (baixo) e Magda Giannikou (acordeão), mas é o som do seu instrumento o que mais aparece no EP, e o que mais conversa musicalmente com o ouvinte.