Lançamentos
Aline Happ (Lyria) lança disco solo surgido de projeto na pandemia
A cantora carioca Aline Happ, vocalista da banda de metal sinfônico Lyria, decidiu aproveitar a pandemia para investir em seu projeto solo, gravando vídeos com versões folk e celta de sucessos do pop e rock internacionais – numa gama que incluía de Rihanna a Iron Maiden. Conseguiu formar um novo público e decidiu lançar seu primeiro disco solo, Branching out, com versões inéditas e canções autorais. E que veio de um crowdfunding que superou a meta inicial de 20 mil reais e alcançou mais de 40 mil, entre apoios nacionais e internacionais.
“Quando comecei a postar as minhas versões, recebi muito apoio e feedback positivo dos meus fãs e de novos ouvintes, pedindo por um álbum. Percebi também que as minhas versões tinham uma identidade sonora e poderiam ser reunidas em um trabalho mais completo e coeso, como um álbum, então fiz um crowdfunding para isso. Na verdade, a ideia inicial era que o álbum fosse apenas de versões, mas durante o processo, eu compus várias músicas e escolhi quatro para fazerem parte do álbum”, avalia Aline, que com o Lyria, já havia feito crowdfundings em dois discos.
O projeto solo surgiu numa época em que a banda não poderia se reunir e ela não queria deixar os fãs sem material novo. “O projeto solo surgiu como mais uma forma de expressar a minha criatividade e versatilidade musical, além de homenagear algumas das minhas influências e inspirações. Eu sempre gostei de diversos estilos musicais, especialmente o rock, o metal, o folk e a música celta. Então eu decidi criar versões gothic-folk-celtic de canções que marcaram a minha vida, tanto do rock quanto do pop. Eu também quis mostrar um lado mais pessoal e intimista da minha arte”, destaca Aline Happ.
O disco de Aline mistura guitarras a instrumentos como harpa, flauta, percussão, violino, sintetizadores. “Branching out significa ‘se ramificando’ ou ‘se expandindo’. Escolhi esse nome porque ele representa bem o conceito do meu projeto solo. Queria trazer um pouco de magia para a vida das pessoas através da música! No Lyria, falo muito sobre sentimentos e, no projeto solo, quero também despertar sensações para um universo de fantasia. Este novo disco é uma mistura de nostalgia e inovação, de tradição e modernidade, é uma jornada a um mundo de magia e mistério!”, diz Aline.