Crítica
Ouvimos: Adrian Younge – “Something about April III”
RESENHA: Adrian Younge homenageia o soul e a música brasileira em Something about april III, disco psicodélico e repleto de climas oníricos.
Apresentado recentemente num show com vários convidados no Teatro Cultura Artística, em São Paulo, o repertório de Something about april III, novo álbum do músico norte-americano Adrian Younge, é mais do que uma homenagem ao soul traduzido pela musicalidade brasileira.
É uma homenagem a outros mundos, outras esferas, a sentimentos e universos paralelos – a começar pelo fato de Adrian ter sonhado com a música brasileira à distância por vários anos, quando era uma criança preta que vivia em Los Angeles, brincando de fazer beats no quarto (como lembra a resenha do site Scream & Yell, escrita por Fabio Machado – aliás Fábio também entrevistou Adrian para o mesmo site).
Esse clima de sonho distante é resumido pela faixa de abertura, A música na minha fantasia. É soul, é música brasileira, é jazz filtrado pela musicalidade nacional, mas que parece ter vindo de algum universo psicodélico. As letras do álbum causam certo estranhamento, as vozes são sussurradas, e baixo e bateria (altamente sampleáveis) unem-se a teclados e guitarra no éter, com bastante eco.
- Apoie a gente e mantenha nosso trabalho (site, podcast e futuros projetos) funcionando diariamente.
Um clima derretido, fluido, toma conta de outras músicas, como O som do amor (que lembra gravações do Coral Som Livre nos anos 1970), a blues ballad Poxa meu amor – com participação de Céu e clima irresistivelmente bregadélico – e a lisérgica Nós somos as estrelas, que soa como faixa de um disco cujo tape ficou perdido por vários anos. Something about april III chega perto do soul latino nas faixas Nunca estranhos (que lembra o som da hoje hypada Evinha) e Sorrir na rua – esta com clima bittersweet e psicodélico, destacando o apito de um teremim.
Já músicas como Esperando por você e Nossas sombras funcionam como se as trilhas de novelas dos anos 1970, repletas de corais e canções orquestrais, investissem em música misteriosa e sombria. Something about april III é um disco curto, direto e multifacetado, para ser ouvido várias vezes.
Texto: Ricardo Schott
Nota: 9
Gravadora: Linear Labs
Lançamento: 18 de abril de 2025