Cultura Pop
A voz de Kenny Everett em antigos cartuchos de rádio
O canal de tecnologia de áudio e vídeo Techmoan achou, tem alguns meses, uma novidade que vai balançar o coração de quem se interessa pela história do pop-rock britânico. O apresentador do canal conseguiu vários cartuchos, daqueles usados em rádio, com a voz do apresentador Kenny Everett – um DJ conhecidíssimo na Inglaterra entre os anos 1960 e 1980, que pulou das rádios piratas (London, Caroline) para a Radio 1, emissora pop da BBC, e depois para a televisão, com o The Kenny Everett video show, que depois passou a se chamar The Kenny Everett video cassette.
Kenny Everett é um grande nome para quem era adolescente na Inglaterra nos anos 1960/1970 (como o cara do Techmoan), mas que passa batido para as novas gerações. No Brasil, é quase como você citar Marcia de Windsor ou a bolete mal-encarada durante uma conversa num grupo de millenials. Enquanto foi rei, Kenny era conhecido por alavancar sucessos pop, mas também pelo seu estilo provocador e irônico. Ele apresentou na Capital Radio o World’s worst wireless show, que misturava música e esquetes de áudio. E que dedicava uma hora a discos e músicas que “eram tão ruins que acabavam sendo bons”.
Não eram exatamente discos de comédia. Eram discos feitos com as melhores das intenções, mas que no entender de Kenny – e no de muita gente – sofriam com letras pobres, arranjos ruins, melodias cafonas, produção irrisória e mau gosto de todos os envolvidos. Kenny não perdoava ninguém: entravam na lista desde gemas como Surfin’ bird, sucesso dos Trashmen, até coisas realmente medonhas como a versão da dupla Mel & Dave para o clássico Spinning wheel (com vocais parecendo acelerados em relação à base musical). Tudo isso era feito numa base bastante inovadora: Kenny era simultaneamente DJ, operador e locutor, editava material em casa para levar ao estúdio e fazia vinhetas de rolar de rir.
O vídeo do Techmoan traz o som dos cartuchos de Kenny, com as vinhetas que ele havia editado para seus programas. Kenny fazia coisas, como DJ, que hoje lhe trariam problemas: usava canções conhecidas em suas vinhetas (um dos cartuchos não pode ser exibido no vídeo porque deu encrenca com uma canção dos Carpenters) e enchia suas locuções de piadas escarnecedoras (que lhe valeram demissões). A audição da voz dele trouxe recordações a uma turma enorme. Confira aí.