Cultura Pop

“1983 – O ano dos videogames no Brasil” tá no YouTube

Published

on

Nem mesmo Nolan Bushnell, um dos fundadores da Atari, desconhecia que havia pirataria dos jogos da empresa no Brasil. E, sonhando em universalizar o nome da empresa, diz que se beneficiava disso de certa forma. Ele é um dos entrevistados de um documentário que vai mudar sua vida, se você é fanático por games: 1983 – O ano dos videogames no Brasil, dirigido por Artur Palma e Marcus Chiado Garrett, para a ZeroQuatroMídia. Jogaram o doc no YouTube em novembro e aconselho você a parar tudo para assistir.

O filme vai até bem antes do ano em que o Atari foi lançado por aqui e vai láááá no comecinho dos anos 1970, quando o Odyssey foi lançado nos Estados Unidos. O jogo inicialmente tinha visual rudimentar, cartas e peças para acompanhar o jogo e torná-lo mais “humano” (já que nem mesmo placar o game tinha) e até uns adaptadores de tela para “criar” a sensação de se estar jogando games diferentes e dar cores à brincadeira (as TVs eram em preto e branco).

A partir de entrevistas com publicitários (Washington Olivetto é um deles), lojistas, gamers, designers e ex-executivos, o doc desvenda uma série de maracutaias que rolavam na época. Como o lançamento do mesmo game por várias marcas diferentes, ou de aparelhos “similares” ao Atari antes que o aparelho fosse lançado aqui (quem, lá por 1983/1984, não conhecia um colega de escola que já “tinha um Atari desde 1981”, só que mais falso que nota de R$ 3?).

Trending

Sair da versão mobile