Cultura Pop
Sophie Ellis-Bextor: descubra agora!
Provavelmente só os fãs roxos da cantora britânica Sophie Ellis-Bextor se ligaram nisso, mas saiu um disco novo dela em 2023 – no Brasil pouco se falou, aliás. Hana, sétimo álbum da cantora do hit Murder on the dancefloor foi lançado pelo selo Cooking Vinyl em 2 de junho (daqui a pouco faz um ano!), e surgiu de uma viagem que ela fez ao Japão, junto com o filho e a mãe, pouco antes da pandemia. O disco traz um design sonoro bem diferente, na maior parte do tempo, de seu maior hit: é mais melancólico (Until the wheels fall off lembra a fase anos 1990 dos Pretenders), voltado para um synth-pop mais dramático, alternando canções meditativas e dançantes.
A ida ao Japão foi a última viagem que Sophie fez antes do isolamento. Mas havia outro fato que tornava a ida ao país algo para relembrar: seu padrasto, que não foi ao passeio por causa de graves problemas de saúde, acabou morrendo pouco depois. Sophie juntou as lembranças da família com as histórias vividas em Tóquio e decidiu não fazer um disco dançante comum. Em especial, fugiu do clima meio descolado, meio indie pop, de seu maior sucesso, uma parceria entre ela e ninguém menos que Gregg Alexander, criador da banda-projeto New Radicals (lembra de You get what you give?) que subiu nos primeiros lugares das paradas entre 2001 e 2002. E ainda ganhou um clipe memorável.
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O mundo dá voltas e agora, no comecinho de 2024, Murder on the dancefloor voltou às paradas – ganhou até um EP de remixes, que sai em vinil e CD. Tudo por causa da comédia-thriller Saltburn, dirigida por Emerald Fennell, que estreou em festivais em agosto, chegou a uma plataforma de filmes em dezembro, e faz sucesso contando uma história tão engraçada quanto absurda. A entrada do hit de Sophie na última cena do filme abriu espaço para o sucesso da faixa no tik tok (e para os ouvidos de crianças e adolescentes) e para o retorno da canção aos ouvidos de uma turma enorme. E seguem aí dez momentos de Sophie para lembrar ou colocar numa playlist.
THEAUDIENCE – “A PESSIMIST IS NEVER DISAPPOINTED” (1998). Antes de estourar, Sophie era a voz (e o rosto) dessa banda indie, que começou em Londres em 1996 e conseguiu virar aposta da Mercury no fim da onda brit-pop. Essa faixa faz parte de Theaudience, primeiro e único álbum do grupo (1998) e chegou ao posto 27 da parada britânica de singles. O futuro do grupo após o quase-hit não foi dos mais sorridentes: o Theaudience conseguiu a proeza de ter recusadas pela gravadora todas as músicas que havia composto para o segundo disco. Desanimados, encerraram atividades em seguida.
MANIC STREET PREACHERS – “BLACK HOLES FOR THE YOUNG” (1998). Em 1998, saía o sexto álbum do grupo galês, This is my truth, tell me yours, importante por algumas razões: foi o disco de hits como The everlasting e If you tolerate this, your children will be next, e foi o primeiro álbum da banda a não trazer nenhuma participação do desaparecido (literalmente, como se sabe) guitarrista Richey Edwards. Sophie faz vocais como convidada nessa faixa.
DJ SPILLER – “GROOVEJET (IF THIS AIN’T LOVE)” (2000). Muito da curiosidade do grande público em relação a Sophie veio dessa faixa, um ítalo-house daqueles (o DJ se chama Cristiano Spiller e nasceu em Veneza, na Itália). A canção, que trazia a cantora fazendo vocais e aparecendo no clipe, liderou as paradas em um número considerável de países, vendeu alegadamente mais de dois milhões de cópias e, conta-se por aí, pode ter sido a primeira faixa a ser executada num iPod.
“TAKE ME HOME” (2001). Murder on the dancefloor não foi o primeiro single de Sophie. Contratada pela Polydor e lançada como nova sensação do pop britânico, sua primeira tarefa foi regravar esse sucesso da disco music, originalmente lançado por Cher em 1979. Para dar uma modernizada na canção, Sophie meteu a mão na faixa, acrescentou novos versos (o que a fez ser creditada também como co-autora, ao lado dos titulares Michelle Aller e Bob Esty), e acabou deixando Cher meio irritada com as alterações. Mas a regravação, num clima meio indie-Donna Summer, fez sucesso na Inglaterra e em alguns outros países.
“MURDER ON THE DANCEFLOOR” (2001). Produzida por Gregg Alexander (também parceiro na música) e por um ex-compositor das Spice Girls, Matt Rowe, Sophie chegou aos ouvidos de uma galera enorme (Brasil inclusive) com essa faixa, seu segundo single, e faixa mais importante de seu disco de estreia, Read my lips (setembro de 2001). O clipe, dirigido pela xará Sophie Muller, era inspirado nas batalhas dançantes dos filmes de John Travolta (Grease, Os embalos de sábado à noite), e mostrava uma competição de dança que rolava na força do ódio.
“MIXED UP WORLD” (2003). Ainda um trabalho artesanal se comparado às epopeias pop de Rihanna e Madonna (quatro produtores, poucos compositores e time relativamente pequeno), o segundo álbum de Sophie, Shoot from the hit (2003) não chegou a fazer grande sucesso fora do Reino Unido. No principal single, Sophia voltava loura (confira o clipe), mais solarizada musicalmente e visualmente, fazendo um som na mesma batuta jazz-pop-indie, embora sem a mesma ironia.
“ME AND MY IMAGINATION” (2007). Sophie mudou para a Fascination, selo pop distribuído pela própria Polydor, e que teve grupos como Girls Aloud no elenco. Voltou com um álbum bem melhor que o segundo, Trip the light fantastic, e que trazia pérolas disco-pop como essa. Nesse período, ela chegou a abrir shows para George Michael e foi atração convidada numa turnê de retorno do Take That.
“BITTERSWEET” (2011). Voltando num clima meio Só as melhores da Pan em boa parte das faixas do álbum Make a scene, Sophie retornava em clima de batidão, produzida por nomes da eletrônica como Calvis Harris, Metronomy e Armin Van Buuren. O novo disco demorou para sair: foi feito entre 2008 e 2011, deveria ter sido o segundo disco do contrato com a Fascination, e acabou saindo pelo próprio selo dela, EBGB’s.
“UNTIL THE STARS COLLIDE” (2014). Sophie não parecia o tipo da artista que lançaria um disco repleto de mumunhas orquestrais, unindo pop dançante e um ou outro tom sessentista. Mas foi o que ela fez no excelente Wanderlust, seu quinto álbum e ate hoje seu melhor lançamento. Muito embora as definições de “pop camerístico” e “pop barroco”, dadas por muita gente, não respondam pelo todo do disco, vale conferir a elaboração de faixas como essa, Runaway daydreamer, Love is a camera e a balada de piano Young blood.
“BREAKING THE CIRCLE” (2023). O som de Hana, novo disco de Sophie, é dance music triste, com tons às vezes meio graves e mais pesados que os de Murder on the dancefloor e boa parte do seu trabalho. Breaking the circle traz o astral das viagens da família do Japão, e o retorno à realidade, quando a pandemia iniciou e rolou um isolamento sem data para terminar em (quase) todo o mundo.
Cultura Pop
No nosso podcast, o recomeço de John Lennon entre 1969 e 1970
No começo de sua carreira solo, John Lennon era um artista brigão, politizado, dado a excessos, que estava de cara virada para seus ex-colegas de Beatles, e que havia encontrado um pouco de paz em seu relacionamento com a artista asiática Yoko Ono. Em meio a isso, alternava protestos, álbuns experimentais (ambos feitos com a nova esposa) e seus primeiros singles, com músicas guerrilheiras como Cold turkey e Instant karma!
Entre 1969 e 1970, parecia que acontecia de tudo na vida dos Beatles. E por tabela, na vida de John, que vivia um dia a dia de brigas, entrevistas malcriadas, gravações novas, ameaça de falência, problemas no novo casamento e um processo de autodescoberta que aconteceu depois que um certo livro apareceu na sua caixa de correio… A gente termina a temporada de 2024 do nosso podcast, o Pop Fantasma Documento, recordando tudo que andava rolando pelo caminho de Lennon nessa época. Termine de ouvir e ataque a super edição turbinada de John Lennon/Plastic Ono Band (1970) que chegou às plataformas em 2020. E, ei, não esqueça de escutar Yoko Ono/Plastic Ono Band, que saiu junto do disco de John.
Século 21 no podcast: Juanita Stein e Caxtrinho.
Estamos no Castbox, no Mixcloud, no Spotify e no Deezer .
Edição, roteiro, narração, pesquisa: Ricardo Schott. Identidade visual: Aline Haluch (foto: reprodução internet). Trilha sonora: Leandro Souto Maior. Vinheta de abertura: Renato Vilarouca. Estamos aqui de quinze em quinze dias, às sextas! Apoie a gente em apoia.se/popfantasma.
(temos dois episódios do Pop Fantasma Documento sobre Beatles aqui e aqui).
Crítica
Ouvimos: The Cure, “Songs of a lost world + Songs of a live world: Live Troxy London MMXIV” (ao vivo)
Sério que Songs of a lost world, álbum novo do The Cure, já ganhou rapidamente uma edição deluxe com um registro ao vivo de todas as faixas do álbum? Sim, ganhou essa edição acrescida do rabicho Songs of a live world: Live Troxy London MMXIV. Até porque se o disco já fez bastante sucesso, a noite de lançamento do álbum foi inesquecível – com um show da banda em 1º de novembro no Troxy London, tocando todo o repertório do começo ao fim, além de vários hits. E é justamente o repertório do disco executado nessa noite, ao vivo, que surge como “disco 2” do álbum.
O Cure, redescoberto por novas gerações e por uma turma que não necessariamente é fã deles, mas curte os hits e gosta de curtir uma fossa, meio que vai tentando dar uma de U2: além de oferecer mais um mimo para os fãs, a banda vai doar todos os royalties deste lançamento para a instituição de caridade War Child. Na loja online do grupo existe um hotsite (ainda se usa esse termo?) só para as diferentes versões de Songs of a live world e para duas edições diferentes em vinil vermelho de Songs of a lost world: uma deles apenas com o disco original, e outra em formato duplo, trazendo as músicas em versões instrumentais no disco 2 (reparem bem: Songs tem músicas em que o vocal começa quase no fim da faixa, e que já são quase instrumentais, mas aí vai quem quer).
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- Resenhamos Songs of a lost world aqui.
O show inteiro daquela noite possivelmente você já viu no YouTube (se não viu, veja lá embaixo deste texto). E possivelmente você ficou impressionado/a como o The Cure voltou disposto a se transformar num espetáculo. Só que sem as presepadas do Coldplay e sem os truques de mágica do U2: é só a banda, num cenário escuro e esfumaçado, com muito peso e imponência visual e auditiva. As músicas do álbum transportadas para o “ao vivo” soam um pouco mais humanizadas, especialmente no caso de canções que, no disco, eram torrentes de ruído, como Warsong e Alone.
And nothing is forever destaca a magia dos teclados que, rearranjados, poderiam estar até num disco do Péricles – esse lado popularzão sem deixar de ser “dark” sempre foi uma das grandes forças do Cure. A ambiência do Troxy deixou músicas como I can never say goodbye (feita por Robert com o pensamento na morte de seu irmão mais velho Richard) e Endsong bem menos robóticas e desprovidas de qualquer traço de frieza. Se o disco novo do Cure é triste, a contrapartida ao vivo é a prova de que o show é feito para fãs que curtem chorar baldes ouvindo música. E tá tudo bem.
Nota: 9
Gravadora: Fiction/Polydor
Crítica
Ouvimos: Dead Boys, “Live in San Francisco”
A Cleopatra Records, uma gravadora de Los Angeles que se dedica a lançar em edições oficiais-ou-quase antigos discos piratas (boa parte deles de punk rock, psicodelia e pedradas obscuras dos anos 1960) revisita agora o catálogo de bootlegs dos Dead Boys, com esse Live in San Francisco.
O show foi gravado em 2 de novembro de 1977, na época de lançamento da estreia do grupo, Young, loud and snotty (1977) e já esteve nas lojas com vários nomes: Live 1977, Live in Old Waldorf (local em San Francisco onde rolou o tal show), Down in flames, etc. Não muda o fato de que é um piratão legítimo, com qualidade de gravação de demo antiga (foi tirado na verdade de uma transmissão da emissora KSAN-FM) e sem muitos tratamentos. Mostra pelo menos o peso do grupo na época, além de uma seleção de faixas de Young, além de algumas que sairiam só no segundo álbum, We have come for your children (1978).
O material dos Dead Boys seria bastante influente em gerações posteriores do punk, do power pop e até do rock pauleira (Guns N’Roses, por exemplo). A abertura com Sonic reducer e All this and more mostra um estilo de punk rock herdadíssimo de artistas como Alice Cooper, Ramones, David Bowie, Rolling Stones, New York Dolls. Um som que, mesmo antes do vocalista Stiv Bators abrir a boca, já se impunha pela atitude, pelas microfonias e pelo clima descompromissado musicalmente – no nível da desafinação em alguns momentos, como em All this and more, a desbocada Caught with the meat in your mouth e outras, todas aplaudidas por uma plateia audivelmente pequena, mas animada.
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- Stiv Bators: o “outro nome” do punk em documentário
- Entrevista: Frank Secich fala sobre a pouco lembrada (e ótima) carreira solo de Stiv Bators
Flame thrower love, que sairia só no segundo disco, está no álbum ao vivo e já trazia uma diferença em relação ao material anterior: era uma canção punk basicamente construída em cima de um riff pesado, algo bem mais próprio do hard rock. A destrutiva Son of Sam, entre gritos de Stiv e viradas erradíssimas do baterista Johnny Blitz, era formada por uma estranha mescla de pós-punk deprê e acordes poderosos na linha do The Who. No final, a cacofonia de Down in flames, cantada por Bators quase sem voz, e a homenagem aos Stooges com a releitura de Search and destroy, com microfonias no fim.
Os Dead Boys não sobreviveriam, pelo menos inicialmente, ao excesso de drogas, às incompreensões do mercado e a seu próprio comportamento destrutivo. O grupo voltou em 2017 e recentemente anunciou um disco gravado por uma turma all-stars, liderada pelo guitarrista original Cheetah Chrome – disco esse que já causou polêmica porque o vocalista Jake Hout acusa a banda de querer usar a voz do falecido vocalista Stiv Bators em IA. Só vendo, mas o passado, com todos os seus defeitos e qualidades, tá aí.
Nota: 7,5
Gravadora: Cleopatra Records
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