Lembra quando o Sonic Youth regravou I know there’s an answer, dos Beach Boys? Vamos por partes. Segunda canção do lado B do clássico Pet sounds, disco de 1966 do grupo americano, essa música surgiu na história dos Beach Boys com BASTANTE drama, choro e ranger de dentes. Por sinal, como costumava acontecer no dia a dia do grupo nessa época.

Em primeiro lugar, o nome da música – parceria entre Brian Wilson, Terry Sachen e um não-creditado Mike Love – era originalmente Hang on to your ego. Brian, que andava envolvidíssimo com LSD e substâncias psicodélicas em geral, queria compor uma canção sobre pessoas que ficam perdidas em suas viagens e perdem o contato com o mundo.

Inicialmente, Brian pensava em algo como uma pessoa apegando-se a seu ego, mas “sabendo que iria perder a luta”. Mike Love, seu eterno algoz na banda, detestava drogas. Portanto, não curtia a guinada psicodélica da banda e não gostou nem pouco daquele papo brabo de “se livrar do ego”. E em seguida, sugeriu mudanças na letra. Al Jardine, outro beach boy, reclamou em entrevistas que nem sabia o que queria dizer “ego” ou conhecia a palavra.

Vendo que já estava dando muita merda, Brian alterou a letra, que passou a ser I know there’s an answer. No fim das contas, perdeu aquele papo sobre despersonalização e perda do ego que aborreceu Love. Mas Hang on to your ego chegou a ser gravada pelos Beach Boys e reapareceu na primeira versão CD de Pet sounds, de 1990.

Já Brian se vingou das críticas de Love não lhe dando crédito nenhum na música. O nome do colega só apareceu na composição nos anos 1990. Aliás, só depois que Love foi aos tribunais e processou Brian.

E o Sonic Youth com isso? Enfim já bem mais próximo do mainstream (e recém-contratado da Geffen) o Sonic Youth foi procurado em 1990 por um selo chamado De Milo Records. A gravadora estava preparando um tributo a Brian Wilson e aos Beach Boys chamado Smiles, vibes & harmony: A tribute to Brian Wilson e queria o SY lá de qualquer jeito.

O Sonic Youth tinha enchido I know there’s an answer de barulho durante as gravações das demos do disco Goo (1990) e a música foi parar na compilação. Durante a gravação, o SY contou com a ajuda de uns amigos. J. Mascis (Dinosaur Jr) tocou pandeiro e cantou. O produtor e amigo Don Fleming ajudou nos vocais.

O detalhe é que o Sonic Youth vinha justamente lendo sobre os Beach Boys e sabia da existência de Hang on to your ego, que naquele momento ainda não havia sido lançada. E queria porque queria gravar a letra original. Mas a gravadora achou mais prudente seguir o combinado. “Naquela época, se algo não fosse divulgado e protegido por direitos autorais, havia uma dúvida sobre se você poderia gravar”, contou Thurston Moore, dos Beach Boys.

E pega aí o Sonic Youth cantando I know there’s an answer, e conseguindo soar como um Jesus & Mary Chain sessentista. Se é que é possível.

Ah, sim: finalmente em 1993, Frank Black gravou Hang on to your ego.

Via Far Out. E via Sonic Youth. 

Veja também no POP FANTASMA:
– Peraí, quem é esse tal de Richard Edson?
– Lembra quando Mudhoney gravou Sonic Youth?
– Lembra quando Sonic Youth e The Fall tocaram Beatles?
– Buzzcocks, Nirvana, Joy Division: quase MIL Peel Sessions para ouvir no YouTube