Crítica
Ouvimos: Sofie Royer, “Young-girl forever”
- Young-girl forever é o terceiro álbum da cantora e compositora Sofie Royer, de origem austríaca e iraniana. Ela canta e compõe em inglês, francês e alemão e, para o novo álbum, inspirou-se em um escrito anarquista francês, Preliminary materials for a theory of the young-girl, que fala da mercantilização da ingenuidade das meninas e mulheres jovens.
- “O livro meio que veio a mim em um momento em que eu estava tentando encontrar o título do disco, e eu diria que ele foi apenas uma espécie de fio condutor que eu sinto que uniu alguns dos temas do álbum. Mas não há nenhuma mensagem ou agenda necessariamente na minha produção artística. É mais como se eu quisesse dar ao ouvinte blocos de construção para que eles possam criar o que a mensagem é para eles”, disse à Genius.
- O violino na capa do disco é um dos instrumentos que Sofie toca – ela estudou no conservatório de Viena quando adolescente. Antes de encarar a carreira solo, ela foi DJ e foi executiva da Stones Throw, selo onde ela grava hoje.
Discos como Young-girl forever, novo álbum de Sofie Royer, parecem ter sido feitos com outros tempos em mente. A Europa evocada pelo design musical do álbum aponta para Serge Gainsbourg, Jane Birkin, Ultravox, ABBA, Roxy Music, Orchestral Manoeuvres In The Dark – e as influências de rock norte-americano passam por Go-Go’s, Todd Rundgren, yacht rock e as indefectíveis referências de Fleetwood Mac da fase Rumours (1977).
Conseguir fazer tudo isso, e evocar tudo isso sem soar saudosista (e vale informar que Sofie tem 33 anos, apenas) é uma tarefa daquelas. Mas rolou bem em Young-girl forever, um disco que basicamente fala sobre crises dos 30, em meio a estresses, mercado musical, machismo e gente que insiste em enxergar você como se tivesse 15 anos de idade. Tipo em I forget (I’m so young), mistura tecladeira de ABBA, Erasure e Human League, que prega “eu sou tão jovem/jovem para sempre mas também estou morrendo/o brinquedo na minha mão me envelhece enquanto durmo”.
O som do disco aponta para outros lados também: tem o blues + rock + pop de Lights out baby, entropy!, com uma guitarra na abertura que lembra Gary Moore (sério) e o tom disco music de Sage comme une image, com letra em francês, guitarra funky e sonoridade lembrando uma mistura de Serge Gainsbourg e Good times, do Chic (!). Mas dá para falar de Young-girl elencando o quanto Sofie deseja se parecer com Queen + ABBA (na ótima Nichts neues im westen, cantada com vocal grave a la Nico), o quanto ela quer soar como o lado synth pop de uma banda de rock (Babydoll e Keep running, cujo subtítulo é Sebastian in dreams) e o quanto o novo álbum une referências quase de brincadeira, criando um universo pop particular como se fosse uma mixtape pessoal de Sofie que virou disco.
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Young-girl forever foi inspirado no escrito anarquista Preliminary materials for a theory of the young-girl, que transforma a garota jovem em objeto de pesquisa à luz do capitalismo e diz que a ela só é permitido “seduzir consumindo”. O tema surge comentado de forma irônica e brincalhona em vários momentos do álbum, quase sempre zoando com um eterno jogo de expectativa e realidade, como em Saturday nite (“todos estão se divertindo/mas não o tipo de diversão que eu quero”) ou na sarcástica Lights out baby, entropy! (“em todo lugar há dois portões, um para o paraíso e outro para o inferno/na maioria das vezes não passamos por nenhum dos dois”).
A new wave anos 1980 Young-girl (Illusion) solta versos como “não mexa com uma garota que usa pele de coelho/eu posso garantir que essa vadia não tem mais nada a perder” e “jovem garota, não chore/você não sabia que garotas jovens só sorriem?”. É a vida bem longe do Instagram, enfim.
Nota: 8,5
Gravadora: Stones Throw