Morrissey e Phil Lynott duelam num gameshow da BBC em 1984

Morrissey arrependeu-se por muitos e muitos anos disso: em 26 de abril de 1984, quando se lançava no mercado como cantor dos Smiths, topou participar do gameshow Pop Quiz, exibido pela BBC nos anos 1980 e apresentado, pelo menos naquela ocasião, por Mike Read – DJ de rádio que entraria para a história por ter proibido na emissora a execução de “Relax”, hit do Frankie Goes To Hollywood.

“Achei tudo insuportável no programa. Vi que tinha cometido um erro terrível indo lá quando as câmeras começaram a funcionar. Eu me contorcia de raiva. Voltei para o camarim e me senti arrasado. Foi sem sentido, eu me sentia como se tivesse sido amordaçado”, contou num papo com a revista The Face. Naquela noite, o vocalista dos Smiths tinha companhia: estava no mesmo time do roqueiro glam sumidaço Alvin Stardust (seu maior hit era “My coo ca choo”, mas ele não fez sucesso no Brasil nunca) e da cantora Kim Wilde (que possivelmente você conhece de “Kids in America”). Já o outro time tinha o saudoso vocalista do Thin Lizzy, Phil Lynott, o então baixista da banda new wave Kajagoogoo, Nick Beggs, e o então baixista dos Simple Minds, Derek Forbes.

Além das presenças ilustres, duas coisas notáveis: 1) a camisa, o cabelo e o par de óculos do apresentador, dos quais possivelmente você está rindo até agora; 2) o programa começa com um quadro que lembra bastante o “Ding Dong”, do Domingão do Faustão, com trechos de músicas que os participantes precisam adivinhar. Aparentemente é molezinha para todo mundo – e a música que Morrissey ganha é justamente “Killing moon”, do Echo & The Bunnymen. Divirta-se aí em cima com as duas partes do programa, caso tenha tempo livre.