Cultura Pop
Guilherme Lamounier relembrado em gravação inédita
Morto em 7 de agosto de 2018 – após internar-se durante 15 dias para tratar de uma pneumonia – o cantor e compositor Guilherme Lamounier já tinha, bem antes do óbito, desaparecido por completo do universo pop nacional. Sua última gravação, Luz de mim, feita ao lado de Rosana, saiu em 1985 no especial da Rede Globo A era dos Halley. De lá para cá, nada mais, a não ser por poucos relançamentos e algumas regravações (Enrosca, sucesso com Fábio Jr, foi regravada por Sandy & Junior em 2001).
O silêncio vem sendo quebrado devagar, em homenagem aos seus 70 anos, que completaria em 25 de novembro do ano passado. Nesta quarta (10), Guilherme ressurge em uma gravação inédita, De frente pra realidade.
O novo single de Guilherme é uma canção de sua autoria, gravada possivelmente em 1980 ou 1981, auge da era boogie na música pop nativa. Chegou a ser gravada por ninguém menos que Dudu França, hoje participante do The Voice +, no disco Brilho novo, em 1982 – no álbum, Dudu ainda gravou outras duas músicas de Guilherme, A felicidade e Contra a agressividade do mundo.
DISCO CULTUADO
A gravação de Guilherme tem participação de outro músico que virou uma lenda do pop carioca: o guitarrista Claudio Stevenson (1955-1987), que fez parte da formação original da banda Black Rio – suas guitarras podem ser ouvidas no clássico LP Maria fumaça, de 1977. Marcia Weber, viúva de Guilherme, recebeu a canção há alguns anos da irmã do músico.
Marcia, que vem trabalhando com o pesquisador Alípio Argeu, planeja colocar toda a obra do cantor nas plataformas. O disco mais cultuado de Guilherme, o álbum epônimo de 1973, chegou a ser digitalizado, mas não ficou muito tempo disponível.
“Guilherme amava esse álbum. Tinha um carinho imenso pelas músicas e pelos parceiros de gravação”, recorda. Marcia diz que o esquecimento por parte da mídia não entristecia o cantor. “Ele produzia naturalmente e tocava bastante, tanto o violão quanto o teclado. Ouvia bastante música”, conta.
Nos últimos anos, por causa da curiosidade dos novos fãs, Guilherme chegou a montar um perfil na finada rede social Orkut, mas não fazia muito contato virtual. “Ele não tinha paciência com internet e quando havia algo eu passava para ele”, recorda Marcia. Ainda assim, tanto o Orkut quanto o Facebook sempre tiveram muitos grupos e páginas em sua homenagem.
Alípio, que trabalha com Márcia nas pesquisas sobre Guilherme, é morador de Itaparica (BA) e conheceu o cantor pelo livro 1973 – O ano que reinventou a MPB, organizado por Célio Albuquerque, com textos sobre discos lançados naquele ano (o texto sobre Guilherme foi escrito por mim, Ricardo Schott, autor deste texto 🙂 ). Em 2012, ele já havia criado um canal no Instagram chamado @frasessergiosampaiooficial, e em 2017 criou algo parecido para Guilherme – que gerou o perfil @guilhermelamounieroficial. Para pesquisar e conseguir fotos e recortes de jornais e revistas, fez contato com a família do músico, e conseguiu apoios de outros fãs. Também vem driblando
“Estamos nesse processo de resgate da memória do Guilherme juntos, eu em Itaparica e a Marcia no Rio, fazendo contatos e atraindo novos amigos na divulgação da obra”, conta ele. “Emilly Oliveira traduziu as músicas em inglês, Aroldo Sampaio (primo do Sérgio Sampaio) está fazendo versões com uma roupagem rock/blues dos clássicos do Guilherme, a Paloma Araujo faz colagens exclusivas. E tem os fãs que contribuem diariamente”, diz.
O single novo de Guilherme Lamounier tá aí.
Cultura Pop
No nosso podcast, o recomeço de John Lennon entre 1969 e 1970
No começo de sua carreira solo, John Lennon era um artista brigão, politizado, dado a excessos, que estava de cara virada para seus ex-colegas de Beatles, e que havia encontrado um pouco de paz em seu relacionamento com a artista asiática Yoko Ono. Em meio a isso, alternava protestos, álbuns experimentais (ambos feitos com a nova esposa) e seus primeiros singles, com músicas guerrilheiras como Cold turkey e Instant karma!
Entre 1969 e 1970, parecia que acontecia de tudo na vida dos Beatles. E por tabela, na vida de John, que vivia um dia a dia de brigas, entrevistas malcriadas, gravações novas, ameaça de falência, problemas no novo casamento e um processo de autodescoberta que aconteceu depois que um certo livro apareceu na sua caixa de correio… A gente termina a temporada de 2024 do nosso podcast, o Pop Fantasma Documento, recordando tudo que andava rolando pelo caminho de Lennon nessa época. Termine de ouvir e ataque a super edição turbinada de John Lennon/Plastic Ono Band (1970) que chegou às plataformas em 2020. E, ei, não esqueça de escutar Yoko Ono/Plastic Ono Band, que saiu junto do disco de John.
Século 21 no podcast: Juanita Stein e Caxtrinho.
Estamos no Castbox, no Mixcloud, no Spotify e no Deezer .
Edição, roteiro, narração, pesquisa: Ricardo Schott. Identidade visual: Aline Haluch (foto: reprodução internet). Trilha sonora: Leandro Souto Maior. Vinheta de abertura: Renato Vilarouca. Estamos aqui de quinze em quinze dias, às sextas! Apoie a gente em apoia.se/popfantasma.
(temos dois episódios do Pop Fantasma Documento sobre Beatles aqui e aqui).
Crítica
Ouvimos: The Cure, “Songs of a lost world + Songs of a live world: Live Troxy London MMXIV” (ao vivo)
Sério que Songs of a lost world, álbum novo do The Cure, já ganhou rapidamente uma edição deluxe com um registro ao vivo de todas as faixas do álbum? Sim, ganhou essa edição acrescida do rabicho Songs of a live world: Live Troxy London MMXIV. Até porque se o disco já fez bastante sucesso, a noite de lançamento do álbum foi inesquecível – com um show da banda em 1º de novembro no Troxy London, tocando todo o repertório do começo ao fim, além de vários hits. E é justamente o repertório do disco executado nessa noite, ao vivo, que surge como “disco 2” do álbum.
O Cure, redescoberto por novas gerações e por uma turma que não necessariamente é fã deles, mas curte os hits e gosta de curtir uma fossa, meio que vai tentando dar uma de U2: além de oferecer mais um mimo para os fãs, a banda vai doar todos os royalties deste lançamento para a instituição de caridade War Child. Na loja online do grupo existe um hotsite (ainda se usa esse termo?) só para as diferentes versões de Songs of a live world e para duas edições diferentes em vinil vermelho de Songs of a lost world: uma deles apenas com o disco original, e outra em formato duplo, trazendo as músicas em versões instrumentais no disco 2 (reparem bem: Songs tem músicas em que o vocal começa quase no fim da faixa, e que já são quase instrumentais, mas aí vai quem quer).
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O show inteiro daquela noite possivelmente você já viu no YouTube (se não viu, veja lá embaixo deste texto). E possivelmente você ficou impressionado/a como o The Cure voltou disposto a se transformar num espetáculo. Só que sem as presepadas do Coldplay e sem os truques de mágica do U2: é só a banda, num cenário escuro e esfumaçado, com muito peso e imponência visual e auditiva. As músicas do álbum transportadas para o “ao vivo” soam um pouco mais humanizadas, especialmente no caso de canções que, no disco, eram torrentes de ruído, como Warsong e Alone.
And nothing is forever destaca a magia dos teclados que, rearranjados, poderiam estar até num disco do Péricles – esse lado popularzão sem deixar de ser “dark” sempre foi uma das grandes forças do Cure. A ambiência do Troxy deixou músicas como I can never say goodbye (feita por Robert com o pensamento na morte de seu irmão mais velho Richard) e Endsong bem menos robóticas e desprovidas de qualquer traço de frieza. Se o disco novo do Cure é triste, a contrapartida ao vivo é a prova de que o show é feito para fãs que curtem chorar baldes ouvindo música. E tá tudo bem.
Nota: 9
Gravadora: Fiction/Polydor
Crítica
Ouvimos: Dead Boys, “Live in San Francisco”
A Cleopatra Records, uma gravadora de Los Angeles que se dedica a lançar em edições oficiais-ou-quase antigos discos piratas (boa parte deles de punk rock, psicodelia e pedradas obscuras dos anos 1960) revisita agora o catálogo de bootlegs dos Dead Boys, com esse Live in San Francisco.
O show foi gravado em 2 de novembro de 1977, na época de lançamento da estreia do grupo, Young, loud and snotty (1977) e já esteve nas lojas com vários nomes: Live 1977, Live in Old Waldorf (local em San Francisco onde rolou o tal show), Down in flames, etc. Não muda o fato de que é um piratão legítimo, com qualidade de gravação de demo antiga (foi tirado na verdade de uma transmissão da emissora KSAN-FM) e sem muitos tratamentos. Mostra pelo menos o peso do grupo na época, além de uma seleção de faixas de Young, além de algumas que sairiam só no segundo álbum, We have come for your children (1978).
O material dos Dead Boys seria bastante influente em gerações posteriores do punk, do power pop e até do rock pauleira (Guns N’Roses, por exemplo). A abertura com Sonic reducer e All this and more mostra um estilo de punk rock herdadíssimo de artistas como Alice Cooper, Ramones, David Bowie, Rolling Stones, New York Dolls. Um som que, mesmo antes do vocalista Stiv Bators abrir a boca, já se impunha pela atitude, pelas microfonias e pelo clima descompromissado musicalmente – no nível da desafinação em alguns momentos, como em All this and more, a desbocada Caught with the meat in your mouth e outras, todas aplaudidas por uma plateia audivelmente pequena, mas animada.
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- Stiv Bators: o “outro nome” do punk em documentário
- Entrevista: Frank Secich fala sobre a pouco lembrada (e ótima) carreira solo de Stiv Bators
Flame thrower love, que sairia só no segundo disco, está no álbum ao vivo e já trazia uma diferença em relação ao material anterior: era uma canção punk basicamente construída em cima de um riff pesado, algo bem mais próprio do hard rock. A destrutiva Son of Sam, entre gritos de Stiv e viradas erradíssimas do baterista Johnny Blitz, era formada por uma estranha mescla de pós-punk deprê e acordes poderosos na linha do The Who. No final, a cacofonia de Down in flames, cantada por Bators quase sem voz, e a homenagem aos Stooges com a releitura de Search and destroy, com microfonias no fim.
Os Dead Boys não sobreviveriam, pelo menos inicialmente, ao excesso de drogas, às incompreensões do mercado e a seu próprio comportamento destrutivo. O grupo voltou em 2017 e recentemente anunciou um disco gravado por uma turma all-stars, liderada pelo guitarrista original Cheetah Chrome – disco esse que já causou polêmica porque o vocalista Jake Hout acusa a banda de querer usar a voz do falecido vocalista Stiv Bators em IA. Só vendo, mas o passado, com todos os seus defeitos e qualidades, tá aí.
Nota: 7,5
Gravadora: Cleopatra Records
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