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Cultura Pop

Dev2.0: o Devo invade a Disney (e vice-versa)

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Dev2.0: o Devo invade a Disney (e vice-versa)

Iniciada em 1996 para tocar músicas infantis, a Radio Disney acabou mirando o público adolescente. E depois de um tempo, passou a executar novos artistas teen tocando sucessos antigos do pop. O repertório incluía desde os A*Teens cantando hits do Abba, até Miley Cyrus entoando Girls just wanna have fun, de Cyndi Lauper.

Até que em 2006, surgiu a ideia: por que não montar uma banda cover da rádio? Tranquilo, mas a ideia da Disney era… Bom, digamos que eles resolveram mexer num vespeiro bem mais complexo do que regravar Abba, Cyndi Lauper ou coisas do tipo. Surgiu o Devo 2.0, ou Dev2.0, que atualizava canções do Devo (!) em versões gravadas por adolescentes (!).

Sim, a ideia era maluca demais para dar certo. Tanto que não deu. O Devo – quem conhece sabe – era uma banda crítica, conceitual e loucona demais pra ser entendida em sua totalidade pelo público da Rádio Disney. E isso por mais que o som do grupo lembrasse aquela new-wave puladinha dos anos 1980.

A Disney, no entanto, achou uma boa ideia e resolveu fazer testes para reunir uma banda de atores bem jovens, que fariam os papeis do Devo reembalado para 2006/2007. Entrou uma atriz de 12 anos no vocal, Nicole Stoehr. O guitarrista e backing vocalista foi Nathan Norman, com Michael Gossard no baixo e Kane Ritchotte na bateria. A tecladista era Jacqueline Emerson, que alguns anos depois faria a Fox Face em Jogos vorazes.

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Olha essa turma tocando Freedom of choice.

https://www.youtube.com/watch?v=eDI6kddtv04

Aí você vai perguntar: e o Devo, concordou com isso? Bom, não e sim. No começo, eles odiaram a ideia, mas resolveram colaborar. Aliás não se pode dizer que foi apenas uma colaboração: eles retrabalharam e remixaram todo o seu próprio material, e enviaram a fita para a Disney. Os meninos convocados limitaram-se a dublar as músicas. Teve fã que achou uma heresia, mas o Devo ainda fez pequenas modificações nas letras. Mudou Girl U want para Boy U want (afinal, uma menina cantaria a música). Mudou o “I’m a boy with a gun” (sou um garoto com uma arma) de Big mess para “I’m a girl havin fun” (Sou uma garota me divertindo). Tudo que soasse meio, er, estranho nas letras ganhou pequenas modificações para ser cantado por adolescentes.

Olha Big mess com eles.

https://www.youtube.com/watch?v=JnMCq1v2kfE

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O Dev2.0 lançou apenas um CD, com DVD de brinde, e não durou muito. A prova de que os dois pares de irmãos do Devo (Casale e Mothersbaugh) se envolveram mesmo com o projeto é que eles ainda compuseram duas músicas só para o Dev2.0: Cyclops e The winner. O projeto não fez exatamente sucesso, mas vamos dizer que fez até fãs. Olha só que fofas essas duas crianças cantado Uncontrollable urge, do Devo, mas na versão do Dev2.0, no show de talentos da escola. Só para registro: o Devo mudou a letra, que falava de fobia social, e passou a falar de desejo de comer salgadinhos estilo Cheetos, Skinny e Baconzitos.

Nicole, a vocalista, curtiu a ideia de se envolver com o Devo. A ponto de se apresentar como convidada na feira de fãs DEVOtional, em 2014.

As caras do desconforto, do sarcasmo e da ironia: os irmãos Jerry e Bob Casale, do Devo, falando sobre o Dev2.0. Tem legendas automáticas em inglês, e Jerry fazendo imitações dos executivos da Disney e de suas reações.

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Via Nerdist.

Ricardo Schott é jornalista, radialista, editor e principal colaborador do POP FANTASMA.

Cultura Pop

Raridade: recuperaram papo de Ian MacKaye para a revista Panacea, em 1994

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Auto-intitulada “a revista brasileira de quadrinhos (e outros bichos)” a revista Panacea fez muitas cabeças nos anos 1990 – na verdade, foi um zine transformado em revista, pela jornalista Gabriela Dias. hoje colunista da Revista Caju. E foi ela quem conduziu um papo com Ian MacKaye (Fugazi, Minor Threat) em 1994, quando o grupo se apresentou no desbravador festival Belo Horizonte Rock Independente Fest (o popular BHRIF).

Encontrar algum número da Panacea dando sopa é complicado – volta e meia aparece algum à venda no Mercado Livre. Em compensação, pegaram a tal entrevista de Ian MacKaye, bateram tudo e subiram no site Issuu. “Em 2003 copiei o texto, diagramei, imprimi e distribui entre alguns amigos. Na época eu não revisei, também não sabia diagramar e muito menos o que era leiturabilidade”, diz a pessoa, que passou horas batendo a conversa.

Na abertura do papo, Gabriela explica que Ian é “obsessivo, gentil, atencioso”, mas “simples, direto e ríspido”. Os dois lados do músico, conhecido pelo mergulho total na atitude punk e pelo “não se vender” levado à máxima potência, ficam bem claros no papo.

>>> Veja também no POP FANTASMA: Quando Guy Picciotto (Fugazi) cantou enfiado numa cesta de basquete

MacKaye recusa-se a dar conselhos aos repórteres sobre como fazer a cena independente funcionar no Brasil (“vocês não precisam de um americano para dizer como fazer as coisas”, esbraveja) e foge de fazer comentários sobre colegas, mesmo que positivos. Mas diz que Henry Rollins, quando foi cantor do Black Flag, foi roubado pelos donos da gravadora SST. E reclama que as majors, uma tentação a qual o Fugazi nunca cedeu, são ambiciosas demais. “A especialidade delas é pegar um pedaço de merda, dar uma polida e fazer um disco”, diz ele, por sinal amigo de Rollins desde a infância.

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“Não é interessante ser parte de uma major. É chato. Às vezes eu penso: ‘Deus, todos os meus amigos são milionários e famosos, e eu sou este carinha que é fiel ao próprio mundo. As pessoas pensam que uma banda como Rage Against The Machine é que é radical. Como se pode ter raiva da máquina quando se é parte dela?”, prega Ian.

Tá aqui a conversa toda. Leia antes que suma.

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Cultura Pop

Bob Dylan elogiando Madonna

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Bob Dylan elogiando Madonna

Em 1991, Bob Dylan afirmava à American Songwriter que desprezava o pop. O cantor, que tinha lançado um ano antes o disco Under the red sky, elogiou compositores como Brian Wilson e Randy Newman, e disse que ninguém deve se guiar pelas canções de um arista pop. Mas falou bem de ninguém menos que Madonna.

“O entretenimento pop não significa nada para mim. Nenhuma coisa. Você sabe, Madonna é boa. Madonna é boa, ela é talentosa, ela une todos os tipos de coisas, ela aprendeu suas coisas … Mas é o tipo de coisa que leva anos e anos da sua vida para você ser capaz de fazer. Você tem que se sacrificar muito para fazer isso. Sacrifício. Se você quer se tornar grande, você tem que sacrificar muito. É tudo igual, é tudo igual”, disse, rindo.

Bob também fez um comentário bem interessante sobre Jim Morrison quando ouviu que o hoje negacionista militante Van Morrison o considerava o maior poeta vivo. “Os poetas costumam ter finais muito infelizes. Veja a vida de Keats. Olhe para Jim Morrison, se você quiser chamá-lo de poeta. Olhe para ele. Embora algumas pessoas digam que ele está realmente nos Andes”, afirmou.

O repórter da revista perguntou se ele achava que isso era verdade e Dylan saiu fora da resposta. “Bom, nunca passou pela minha cabeça pensar de uma forma ou de outra sobre isso, mas você ouve isso por aí. Pegando carona nos Andes. Montando um burro”, disse.

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Uma revelação que Bob fez no papo é a de que ele prefere, no piano, as teclas pretas para trabalhar. “E elas soam melhor na guitarra também. Às vezes, quando uma música tem uma tonalidade bemol, digamos Si bemol, leve para o violão, você pode querer colocá-la em Lá”, diz. “Quando você pega uma música de tecla preta e a coloca no violão, o que significa que você está tocando em lá bemol, muitas pessoas não gostam de tocar nessas teclas. Para mim não importa”.

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Cultura Pop

Quando Syd Barrett fez resenha de David Bowie

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Quando Syd Barrett fez resenha de David Bowie

A Melody Maker, publicação britânica de música, tinha o hábito de pedir a artistas conhecidos que comentassem lançamentos da época. Em 1967, Paul McCartney chegou a fazer uma resenha (falando bem) de Purple haze, single do Jimi Hendrix Experience. E caiu para ninguém menos que o novato (na época) Syd Barrett analisar um single de um cantor mais novato ainda: Love you till tuesday, de David Bowie.

Segundo a Far Out Magazine, algum emissário da revista visitou o Pink Floyd durante a gravação do single Bike, levou a canção para Syd ouvir e extraiu dele várias opiniões sobre o disco. “Sim, é um número de piada. Piadas são boas. Todo mundo gosta de piadas. O Pink Floyd gosta de piadas”, escreveu/falou o cantor da banda. “É muito casual. Se você tocar uma segunda vez, pode ser ainda mais uma piada”.

A animação de Barrett terminou aí. O cantor ainda disse que as pessoas iriam gostar da letra e de suas brincadeiras com os dias da semana. Mas… “Muito alegre, mas não acho que meus dedos do pé estavam batendo”, afirmou. Ironicamente, Barrett era uma das maiores referências de Bowie em sua primeira fase de carreira, e continuaria sendo uma sombra enorme no trabalho dele por vários anos. Olha Bowie nos anos 1970 cantando See Emily play, do Pink Floyd.

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“Syd foi uma grande inspiração para mim Ele era tão carismático e um compositor surpreendentemente original”, afirmou Bowie em 2006, quando Barrett morreu. “Além disso, junto com Anthony Newley, ele foi o primeiro cara que ouvi cantar pop ou rock com sotaque britânico. Seu impacto em meu pensamento foi enorme. Um grande pesar é que nunca o conheci. Um diamante, de fato”.

Seja como for, nem Love you till tuesday nem o primeiro disco de Bowie, The world of David Bowie (1967) fizeram sucesso algum. E olha que o cantor e seu empresário tentaram, já que saiu até um filme com pequenos clipes do disco. A gente falou disso aqui.

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