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Cultura Pop

Coisas que todo mundo aprendeu nos últimos dias sobre Jerry Adriani

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Coisas que todo mundo aprendeu nos últimos dias sobre Jerry Adriani

Morto aos 70 anos no domingo (23), Jerry Adriani vai deixar muitas saudades. Grande cantor, figura humana descrita com as melhores palavras por amigos e fãs, e um artista com origem na Jovem Guarda que, à maneira do amigo Erasmo Carlos, sempre dialogou com vários estilos musicais e outras gerações da música pop. Quem acompanhou as redes sociais e os jornais de domingo para cá viu um vasto material a respeito de Jerry, e descobriu coisas bem legais. Olha aí.

CLARO QUE É ROCK. Em 1985, quando a Legião Urbana começou a fazer sucesso, não faltou gente reparando que a voz de Renato Russo era igual a de Jerry Adriani. Os dois sempre tiveram admiração mútua – Renato chegou a afirmar numa entrevista para a Bizz em 1987 que “no começo, ficavam forçando para a gente falar mal do Jerry e ele falar mal da gente”. E Jerry despertava admiração em (e dividiu o palco com) outras figuras dos 1980.

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FOTOS FODAS. Teve gente que aproveitou para compartilhar momentos bastante raros do cantor.

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Colegas de gravadora nos anos 1970, Roberto e Jerry tinham até lá suas semelhanças no visual na época.

O encontro de ninguém menos que George Harrison com Jerry, quando o ex-beatle veio ao Brasil em 1979, para uma visita curta e sem nenhum show

E isso sem falar nas fotonovelas das quais ele participou – e das quais se orgulhava bastante, já que em seu site oficial há até um link para baixar duas delas.

ZECA PAGODINHO. Pouca gente devia saber disso, mas ele e o sambista eram amigos. No dia da morte de Jerry, coincidentemente, o jornal O Globo publicou uma entrevista com Zeca, que tinha resolvido não fazer sua tradicional festa de São Jorge e explicava o motivo. “O Rio de Janeiro nessa bagunça que está, nessa crise que abalou todo mundo… E muitos amigos meus doentes, como Arlindo, Luiz Melodia, Almir Guineto, Jerry Adriani”, contou. Jerry morreu justamente no dia 23 de abril, Dia de São Jorge, santo de devoção de Zeca.

FALANDO NO ROBERTO… Ele e Jerry foram da gravadora CBS (hoje Sony) durante os anos 1960 e 1970 e trilharam lá suas carreiras de cantores românticos. Por acaso, praticamente toda a geração romântica da Jovem Guarda que começou na CBS foi deixando a gravadora, com caminho livre para Roberto. Menos Jerry, que segundo o pesquisador Marcelo Froes neste artigo para O Estado de S. Paulo, nunca viu o amigo como ameaça. “Jerry Adriani nunca teve problemas em ser o segundo cantor mais importante da CBS”, escreveu.

CHAMANDO RAUL. Jerry foi o grande descobridor de ninguém menos que Raul Seixas – usou o roqueiro e sua banda Os Panteras como grupo de palco na Bahia, quando se viu sem músicos de apoio. Bom, isso muita gente sabia, assim como não era lá muito desconhecido o fato de que seu hit “Doce doce amor” era uma parceria de Raul Seixas e o produtor Mauro Motta. Mas teve gente que aproveitou para redescobrir outros dois clássicos de Jerry que tiveram Raul como autor.

https://www.youtube.com/watch?v=_MUDVHhewp4

https://www.youtube.com/watch?v=m772tgyXqis

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E ainda tem a balada “Ainda gosto dela”, creditada a Plínio e Serrão, que são nada menos que… Plinio Seixas, irmão mais novo de Raul, e o baiano Waldir Serrão, parça de Raul em várias aventuras desde a adolescência e grande artífice do rock soteropolitano.

https://www.youtube.com/watch?v=x9xyKeEHGI0

E RIP Jerry Adriani, cuja Missa de Sétimo Dia acontece neste sábado (29) ao meio-dia na Igreja da Imaculada Conceição, em Botafogo, Zona Sul do Rio.

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Cultura Pop

Raridade: recuperaram papo de Ian MacKaye para a revista Panacea, em 1994

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Auto-intitulada “a revista brasileira de quadrinhos (e outros bichos)” a revista Panacea fez muitas cabeças nos anos 1990 – na verdade, foi um zine transformado em revista, pela jornalista Gabriela Dias. hoje colunista da Revista Caju. E foi ela quem conduziu um papo com Ian MacKaye (Fugazi, Minor Threat) em 1994, quando o grupo se apresentou no desbravador festival Belo Horizonte Rock Independente Fest (o popular BHRIF).

Encontrar algum número da Panacea dando sopa é complicado – volta e meia aparece algum à venda no Mercado Livre. Em compensação, pegaram a tal entrevista de Ian MacKaye, bateram tudo e subiram no site Issuu. “Em 2003 copiei o texto, diagramei, imprimi e distribui entre alguns amigos. Na época eu não revisei, também não sabia diagramar e muito menos o que era leiturabilidade”, diz a pessoa, que passou horas batendo a conversa.

Na abertura do papo, Gabriela explica que Ian é “obsessivo, gentil, atencioso”, mas “simples, direto e ríspido”. Os dois lados do músico, conhecido pelo mergulho total na atitude punk e pelo “não se vender” levado à máxima potência, ficam bem claros no papo.

>>> Veja também no POP FANTASMA: Quando Guy Picciotto (Fugazi) cantou enfiado numa cesta de basquete

MacKaye recusa-se a dar conselhos aos repórteres sobre como fazer a cena independente funcionar no Brasil (“vocês não precisam de um americano para dizer como fazer as coisas”, esbraveja) e foge de fazer comentários sobre colegas, mesmo que positivos. Mas diz que Henry Rollins, quando foi cantor do Black Flag, foi roubado pelos donos da gravadora SST. E reclama que as majors, uma tentação a qual o Fugazi nunca cedeu, são ambiciosas demais. “A especialidade delas é pegar um pedaço de merda, dar uma polida e fazer um disco”, diz ele, por sinal amigo de Rollins desde a infância.

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“Não é interessante ser parte de uma major. É chato. Às vezes eu penso: ‘Deus, todos os meus amigos são milionários e famosos, e eu sou este carinha que é fiel ao próprio mundo. As pessoas pensam que uma banda como Rage Against The Machine é que é radical. Como se pode ter raiva da máquina quando se é parte dela?”, prega Ian.

Tá aqui a conversa toda. Leia antes que suma.

>>> POP FANTASMA PRA OUVIR: Mixtape Pop Fantasma e Pop Fantasma Documento
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Cultura Pop

Bob Dylan elogiando Madonna

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Bob Dylan elogiando Madonna

Em 1991, Bob Dylan afirmava à American Songwriter que desprezava o pop. O cantor, que tinha lançado um ano antes o disco Under the red sky, elogiou compositores como Brian Wilson e Randy Newman, e disse que ninguém deve se guiar pelas canções de um arista pop. Mas falou bem de ninguém menos que Madonna.

“O entretenimento pop não significa nada para mim. Nenhuma coisa. Você sabe, Madonna é boa. Madonna é boa, ela é talentosa, ela une todos os tipos de coisas, ela aprendeu suas coisas … Mas é o tipo de coisa que leva anos e anos da sua vida para você ser capaz de fazer. Você tem que se sacrificar muito para fazer isso. Sacrifício. Se você quer se tornar grande, você tem que sacrificar muito. É tudo igual, é tudo igual”, disse, rindo.

Bob também fez um comentário bem interessante sobre Jim Morrison quando ouviu que o hoje negacionista militante Van Morrison o considerava o maior poeta vivo. “Os poetas costumam ter finais muito infelizes. Veja a vida de Keats. Olhe para Jim Morrison, se você quiser chamá-lo de poeta. Olhe para ele. Embora algumas pessoas digam que ele está realmente nos Andes”, afirmou.

O repórter da revista perguntou se ele achava que isso era verdade e Dylan saiu fora da resposta. “Bom, nunca passou pela minha cabeça pensar de uma forma ou de outra sobre isso, mas você ouve isso por aí. Pegando carona nos Andes. Montando um burro”, disse.

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Uma revelação que Bob fez no papo é a de que ele prefere, no piano, as teclas pretas para trabalhar. “E elas soam melhor na guitarra também. Às vezes, quando uma música tem uma tonalidade bemol, digamos Si bemol, leve para o violão, você pode querer colocá-la em Lá”, diz. “Quando você pega uma música de tecla preta e a coloca no violão, o que significa que você está tocando em lá bemol, muitas pessoas não gostam de tocar nessas teclas. Para mim não importa”.

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Cultura Pop

Quando Syd Barrett fez resenha de David Bowie

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Quando Syd Barrett fez resenha de David Bowie

A Melody Maker, publicação britânica de música, tinha o hábito de pedir a artistas conhecidos que comentassem lançamentos da época. Em 1967, Paul McCartney chegou a fazer uma resenha (falando bem) de Purple haze, single do Jimi Hendrix Experience. E caiu para ninguém menos que o novato (na época) Syd Barrett analisar um single de um cantor mais novato ainda: Love you till tuesday, de David Bowie.

Segundo a Far Out Magazine, algum emissário da revista visitou o Pink Floyd durante a gravação do single Bike, levou a canção para Syd ouvir e extraiu dele várias opiniões sobre o disco. “Sim, é um número de piada. Piadas são boas. Todo mundo gosta de piadas. O Pink Floyd gosta de piadas”, escreveu/falou o cantor da banda. “É muito casual. Se você tocar uma segunda vez, pode ser ainda mais uma piada”.

A animação de Barrett terminou aí. O cantor ainda disse que as pessoas iriam gostar da letra e de suas brincadeiras com os dias da semana. Mas… “Muito alegre, mas não acho que meus dedos do pé estavam batendo”, afirmou. Ironicamente, Barrett era uma das maiores referências de Bowie em sua primeira fase de carreira, e continuaria sendo uma sombra enorme no trabalho dele por vários anos. Olha Bowie nos anos 1970 cantando See Emily play, do Pink Floyd.

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“Syd foi uma grande inspiração para mim Ele era tão carismático e um compositor surpreendentemente original”, afirmou Bowie em 2006, quando Barrett morreu. “Além disso, junto com Anthony Newley, ele foi o primeiro cara que ouvi cantar pop ou rock com sotaque britânico. Seu impacto em meu pensamento foi enorme. Um grande pesar é que nunca o conheci. Um diamante, de fato”.

Seja como for, nem Love you till tuesday nem o primeiro disco de Bowie, The world of David Bowie (1967) fizeram sucesso algum. E olha que o cantor e seu empresário tentaram, já que saiu até um filme com pequenos clipes do disco. A gente falou disso aqui.

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