Em 1980, com seis discos lançados (o então mais recente era End of the century, que saiu em fevereiro daquele ano), os Ramones ainda corriam atrás do sucesso. O punk que projetara o quarteto novaiorquino havia se transmutado na cena de hardcore e na new wave, em pouco tempo. Joey, Johnny, Marky e Dee Dee já estavam sendo considerado uma atração nostálgica por vários jornalistas e antigos fãs.

A turma fez o que pôde. Rolou primeiro uma troca de empresário. Danny Fields e Linda Stein, importantíssimos no começo da banda, disseram terem sido demitidos através de advogados, e foram trocados pelo experiente e empreendedor Gary Kurfirst. Com a mudança, rolou uma busca por shows que levou os Ramones a visitarem países até então inéditos em sua agenda. Em Milão, na Itália, dividiram um show com os UK Subs que virou uma espécie de Altamont avacalhado, com segurança feita pelas Brigadas Vermelhas e um palco tremelicante que ruiu com as duas bandas em cima dele. Na Espanha, o cenário baseado na capa de Rocket to Russia (1977), terceiro disco da banda, assustou o público formado por vários notáveis comunistas.

E teve também, pela primeira vez, Ramones em Portugal. Olha aí.

A primeira vez que os Ramones foram a Portugal

A turnê de End of the century passou pela terra de Amália Rodrigues, ora pois, nos dias 22, 23 e 24 de setembro de 1980. O primeiro show foi no Pavilhão Infante Sagres, no Porto e os dois últimos no Pavilhão Dramático, em Cascais, perto de Lisboa. Os ingressos custavam 400 escudos. Até então, a discografia dos Ramones havia saído em Portugal com atraso. O primeiro disco, de 1976, saiu por lá dois anos depois.

Existem (poucas) imagens no YouTube dessa visita dos Ramones a Portugal. Muitos anos depois da visita do grupo ao país, uma estação portuguesa resgatou algumas tomadas de bastidores e um vídeo dos Ramones tocando Blitzkrieg bop.

Em menos de um segundo, dá pra ver no vídeo um pôster da apresentação, anunciando que a banda Aqui D’El Rock abriu o show do Porto. O UHF, veterana banda local escalada para Sagres, acabou fazendo todos os shows de abertura.

A primeira vez que os Ramones foram a Portugal

Aqui, tem uns comentários bem interessantes de fãs da banda que foram no show. Um dos comentaristas confunde Marky Ramone com Tommy Ramone (que já estava fora do grupo). Já outro lembra que, na ida ao Pavilhão de Cascais, os Ramones se perderam e precisaram ser resgatados pela produção.

Outro vídeo legal: alguém juntou uma memorabília bem interessante da ida dos Ramones ao Portugal e pôs como música de fundo Modelo fotográfico, do UHF.