Você já deve ter lido isso por aí: Creep, do Radiohead, tem já há alguns anos mais dois autores. Albert Hammond e Mike Hazlewood, que escreveram The air that I breathe – sucesso dos Hollies de 1974 – processaram o grupo por causa de uma progressão de acordes que aparece nas duas músicas. E ganharam, até porque o Radiohead admitiu a semelhança entre a canção que marcou a volta de Allan Clarke para os Hollies e o sucesso que carimbou o passaporte do grupo de Thom Yorke para a fama. Confira as duas canções aí embaixo.

The air that I breathe já tinha sido gravada em 1972 por Hammond, com sucesso moderado.

Pois é. Agora o NME diz que o Radiohead não gostou nada de enxergar as semelhanças entre Creep e um hit de Lana Del Rey, Get free.

Uma fonte já tinha avisado que o Radiohead esperava ser recompensado pela semelhança entre as duas canções. Agora Lana del Rey já confirmou: vai rolar processo.

“É verdade sobre o processo”, escreveu ela. “Embora eu saiba que minha música não foi inspirada por Creep, a Radiohead acredita que ela foi, sim. E quer 100% da publicação. Ofereci até 40% nos últimos meses, mas eles só aceitam 100%. Seus advogados foram implacáveis, então vamos ao tribunal”.

Já Graham Coxon, guitarrista do Blur, zoou a história. “Sempre achei que os Hollies tinham feito a música”. Seja como for, tem um risco bem grande da música acabar tendo dez autores: Lana, os produtores Rick Nowels e Kieron Menzies, a dupla Hammond e Hazlewood, mais os cinco integrantes do Radiohead.