Antes de partir para a notícia triste, vai aí o maior hit do Asia, banda da qual John Wetton foi baixista e vocalista: “Heat of the moment”.

O baixista e vocalista do Asis, John Wetton, morreu nesta terça (31) após perder a batalha contra um câncer. Ele havia se afastado dos palcos para poder se tratar. A passagem de Wetton foi revelada pela página da banda no Facebook.

Wetton, antes do Asia, tocara com bandas como Roxy Music, Family e Uriah Heep, além de ser uma peça chave na chamada quinta encarnação do King Crimson. Esteve em três discos do grupo, “Larks’ tongues in aspic” (1973); “Starless and Bible Black” e “Red” (ambos de 1974). Ouça aí ele fazendo vocais e cantando numa das melhores faixas de “Red”, “One more red nightmare”. Esse disco é considerado um dos melhores do KC por muita gente.

No fim dos anos 1970, Wetton também conseguiria sucesso com o UK, supergrupo progressivo que tinha ainda músicos como Eddie Jobson (Roxy Music, Frank Zappa), Allan Holdsworth (Tempest, Soft Machine) e que teve vida curta, gravando só dois LPs entre 1978 e 1979. Ouça aí o hit “In the dead of night”.

O Asia, nem precisa falar, foi o grande sucesso da carreira de Wetton. O músico deixou a banda diversas vezes para se dedicar a outros projetos e, ultimamente, o baixista Billy Sherwood estava em seu lugar. Uma das próximas turnês da banda traz o Asia divivindo o palco com o Journey.

E esse é o Asia em 2016, ao vivo em San Francisco. R.I.P. John Wetton.

E se você andou deparando por aí com “Only time will tell”, do Asia, e reconheceu a música, tá aí a explicação: ela foi tema de propaganda do cigarro Hollywood nos anos 1980.