Entra ano e sai ano, e algumas perguntas sem resposta deixam malucos os fãs do universo Disney. A primeira delas é: por que o Pato Donald sai do banho enrolado numa toalha, se ele anda sem calças? Aliás, por que é que todos os patos antropomórficos da Disney andam sem calças e ninguém fala que estão pelados?

Já a segunda virou até piada no filme Conta comigo, de Rob Reiner, num papo dos personagens: o Pluto, claramente, é um cachorro. E qual é a do Pateta? Se ele é um cachorro, como parece ser, por que fala como um ser humano e anda nas duas patas? E por que é que Pluto, cachorro de estimação do Mickey, se comunica com latidos e é um quadrúpede (no bom sentido)?


Uma historinha publicada num número de junho de 2004 da revista em quadrinhos Tarja Preta (comandada pelo repórter e desenhista Matias Maxx) tentou resolver esse problema criando uma revolta do Pateta.

Numa história assinada por Daniel Paiva, o melhor amigo do Mickey fica bastante irritado de também ser um cachorro, mas não poder fazer as mesmas coisas que o Pluto faz. Olha aí.

O antigo blog da Tarja Preta é esse aqui. Matias mantém a loja, galeria de arte e headshop La Cucaracha, em Ipanema. E escreve reportagens para a Vice Brasil.