Se essa pergunta fosse feita para a Dona Bela, na Escolinha do Professor Raimundo, rolariam gritos, desmaio e um “ele só pensa naquilo”. Mas o fato é que chegou um release aqui na minha caixa de e-mails hoje com o seguinte texto:

“VOCÊ SABE O QUE É UM PANGOLIM?

Estudo do SEMrush mostra as perguntas mais peculiares feitas por brasileiros nos sites de pesquisas em 2017″

Releases bizarros: você sabe o que é um pangolim?
Oi, eu sou o pangolim
“São Paulo, dezembro de 2017 – Você sabia que o pangolim é único mamífero totalmente coberto de escamas do mundo e que ele é o animal mais traficado do planeta? É, então. Você não sabia, assim como milhares de outros internautas brasileiros. Por isso, “O que é pangolim” foi a pergunta mais peculiar feita aos mecanismos de pesquisa, como Google e Bing, em 2017, tendo registrado 110 mil buscas segundo levantamento da SEMrush, líder mundial em marketing digital.
O súbito interesse da internet pelos pangolins surgiu quando, no Dia dos Namorados de 2017, o Google decidiu homenagear o animal, que vive nas zonas tropicais da Ásia e África e atualmente é o espécime mais traficado do mundo por causa dos poderes de cura de suas escamas, com o tema “O amor dos pangolins”. Assim, a alta nas buscas revelou para muita gente que o pangolim é um bicho bem parecido com o tamanduá. Mesmo sendo um resultado “provocado”, foi bom porque gerou interesse e conhecimento a respeito de um animal raro e que corre grande risco de extinção.
(…) Já um dos reality shows mais comentados da internet brasileira gerou 40,5 mil buscas de pessoas querendo saber Quem saiu do Masterchef?. Um ponto muito preocupante que a SEMrush revelou em sua pesquisa é que as pessoas estão meio perdidas. Isso geográfica, temporal e psicologicamente. Um total 49,5 mil pesquisas perguntavam Que dia é hoje? Já Por que eu te amei? teve 33,1 mil buscas, enquanto Onde estou?, O que é o amor? e Quem sou eu? empataram com 27,1 mil cada uma.
Por outro lado, a pesquisa da SEMrush também revelou que o brasileiro está atento ao mercado de trabalho e buscando alternativas para ter uma renda: Quanto ganha um youtuber? teve 18,1 mil buscas, mostrando que a profissão youtuber é o novo “se nada der certo, vou vender coco na praia”.

Tá aí um print do e-mail. A SEMrush “é um software de busca competitiva e business intelligence que entrega dados e análises de buscas pagas e orgânicas, social media e link-building mundialmente”.

Releases bizarros: você sabe o que é um pangolim?