Muitos beatlemaníacos sabem disso: uma das capas de discos mais valiosas do mundo é uma versão de Sgt. Pepper’s, dos Beatles, feita no Natal de 1967 pela Capitol (EMI americana) para comemorar internamente o sucesso do álbum. É a capa abaixo, na qual os rostos dos Beatles e de várias figuras notáveis são substituídos pelos dos diretores da gravadora. Ao que consta, só fizeram cem exemplares, três estão nas mãos de colecionadores e um disco só troca de mãos por 70 mil libras.

E o Brasil tem seu quase-equivalente à capa comemorativa do Sgt Pepper’s. É o disco abaixo.

O som da grana parece brincadeira, mas existiu de verdade e é um disco-brinde lançado pela Colgate-Palmolive. A turma da capa não é formada pelos músicos do disco: são os gerentes divisionais da empresa. Mais: o álbum inclui fonogramas de Chico Buarque (Olê olá), Vinicius e Toquinho (Tarde em Itapoã), Maria Creuza (Carinhoso) e até gravações internacionais – pelo visto, todas do acervo da gravadora RGE.

Interessou? Até o momento o Discogs nem sequer lista o álbum. Mas no Mercado Livre há vendedores dispostos a te vender um por um preço que não passa muito dos R$ 20.