Provavelmente vão tirar do ar logo, então aproveite. Subiram para o YouTube um show acústico do Nirvana em 1º de dezembro de 1991, num bar de Edimburgo, na Escócia. O show foi feito para angariar fundos para um hospital infantil. O grupo – ou melhor, a dupla, já que se tratava apenas de Kurt Cobain no violão e David Grohl tocando um baixolão emprestado por Krist Novoselic – eram os “convidados muito especiais” de um show que incluía a banda local Joyriders.

Essa gravação tá sendo subida no YouTube desde sexta – e é retirada do YouTube também desde sexta. Mas alguns links ainda estão no ar, como o daí debaixo. Acredita-se que a banda tenha cantado cinco músicas – mas aí só tem Dumb, Polly e Jesus doesn’t want me for a sunbeam.

O site Dangerous Minds dá um pouco da história do show, lembrando que o Nirvana estava em turnê pelo Reino Unido e tocara em 29 de novembro de 1991 em Edimburgo, com abertura das bandas Captain America (que, após um chega-pra-cá da Marvel Comics, mudou de nome para Eugenius) e Shonen Knife. Os Joyriders conheceram o Nirvana e perguntaram se eles queriam tocar na tal data.

Nirvana acústico na Escócia, em 1991

Como o Nirvana já era uma banda bem famosa, o cartaz do evento indicava apenas que eram “convidados especiais”. Na ocasião, Kurt e Grohl foram apresentados como “uma banda chamada Teen Spirit”. Muitos fãs do Nirvana estavam na porta do local por causa dos rumores de que seriam eles os convidados especiais, mas muita gente foi dando no pé. Testemunhas dizem que apenas trinta admiradores do trio de Seattle acabaram assistindo ao show.

A conta do Twitter @livenirvana falou sobre o áudio: “Estávamos tentando rastrear essa gravação por 15 anos. Chegamos a achar que ela não existisse. E ela existe! Obrigado a todos os envolvidos”.