Cultura Pop
Jô Soares zoando impiedosamente É O Tchan no “Onze e meia”

No ano de 1997, o É O Tchan estava fazendo bastante sucesso. E vinha com algumas novidades. A primeira delas deixou muita gente de nariz torcido na época, mas fez a alegria de muitos. O grupo liderado por Cumpadre Washington e Beto Jamaica levou seu pagode baiano para o festival de jazz de Montreux.
Logo ao voltarem de lá, a partir de um concurso realizado no Domingão do Faustão, admitiram na formação uma nova morena do Tchan, a mineira Scheila Carvalho. O novo disco É o Tchan do Brasil (1997) tinha sido lançado em mais de 20 países – é o disco da inesquecível Ralando o Tchan (Dança do ventre). O grupo vinha também com uma má nova: o excesso de shows tinha causado males físicos às duas meninas do grupo. Scheila dera um mau passo e torcera o tornozelo durante um show. Carla Perez, apoiada na mão na hora da coreografia da música Malhação, abriu o pulso.
Para divulgar o disco, mesmo com o dodói das duas garotas, havia uma entrevista no Jô Soares Onze e Meia na agenda. E lá foi toda a banda para aquele que possivelmente foi o bate-papo mais, digamos, inesquecível da história do Tchan na TV.
Jô Soares passou toda a entrevista zoando cruelmente Cumpadre Washington e Beto Jamaica. Acusou os dois de explorarem as duas garotas (já que tanto eles quanto o dançarino Jacaré não estavam com nenhuma contusão de palco) e, ao ouvir dos dois a justificativa de que como eles eram os cantores, não estavam sujeitos a acidentes no palco, respondeu: “Vocês então acreditam piamente que cantam, né?” (clique abaixo para conferir esse momento do papo).
https://www.youtube.com/watch?v=FHAPTMfdbn0&t=120
Jô pergunta quanto o disco já vendeu e escuta que É o Tchan do Brasil estava sendo ouvido em mais de dois milhões de lares. “Dois milhões e meio de cópias graças aos gogós de vocês, né? As meninas não contribuíram em nada!”, brincou. “Tô vendo aqui o Frank Sinatra, o Tony Bennett…” – Beto Jamaica entra no clima e responde que prefere ser Gilberto Gil (clique abaixo e vá logo nessa).
https://www.youtube.com/watch?v=FHAPTMfdbn0&t=180
Jô pergunta se a dupla de frente está bem de grana depois de vender alguns milhões de discos, já que desde o primeiro álbum É O Tchan vendia muito. Cumpadre Washington diz que tem seis filhos e que tem que dar de comer a todos. “E depois de cinco milhões de discos vendidos não dá para dar de comer ainda, não?”, pergunta Jô Soares. “Não, tem que trabalhar mais ainda”, responde o cantor, rindo. “Além de tudo eles são de um cinismo!”, completa o apresentador.
https://www.youtube.com/watch?v=FHAPTMfdbn0&t=300
Depois o papo sobre grana, discos vendidos e cachê cresce mais um pouquinho. Jô Soares brinca que a dupla obriga Carla e Scheila a fazer “trabalho escravo”. Beto Jamaica diz que O Tchan faz muito show beneficente. Carla Perez, digamos assim, diverte-se bastante com a pergunta “quanto tá custando esse show beneficente de vocês?” e o apresentador ouve que são “uns dez” shows desses por ano. “Bom, são 300 show por ano, uns dez beneficentes… Não dá pra recolher dinheiro nenhum assim”.
https://www.youtube.com/watch?v=FHAPTMfdbn0&t=350
Veja a foto abaixo. Carla Perez fez essa cara enquanto Jamaica e Washington explicavam a Jô Soares sobre a folha de pagamento do É O Tchan – cuja empresa Bicho da Cara Preta tinha uma série de funcionários. E também abrigava novos artistas (“esses só dão prejuízo”, completou Jô).
“O que vocês foram fazer no Festival de Montreux? Era festival de jazz, agora é qualquer coisa então”, espeta Jô Soares. Aparentemente Washington e Beto fingem que não escutam.
https://www.youtube.com/watch?v=FHAPTMfdbn0&t=465
Na plateia de Jô Soares naquela noite, estava o então presidente do Inmetro, que falou a respeito de uma matéria do jornal carioca O Dia sobre as “formas e as dimensões” de Carla Perez e Scheila Carvalho. O presidente disse que não poderia fazer a medição porque estava sem o aparelho que usava para isso. Jô pega uma fita métrica e decide fazer ele mesmo a medição da bunda e das coxas das garotas. Agora imagina isso hoje.
https://www.youtube.com/watch?v=FHAPTMfdbn0&t=490
Jô chama as meninas (visivelmente constrangidas) e pergunta se os líderes do grupo pagam direitinho as duas. “Se vocês largarem eles, eles tão fritos… Eles não têm salvação. Vocês têm que exigir o dobro e eles ainda vão ficar no lucro”, falou para elas.
https://www.youtube.com/watch?v=FHAPTMfdbn0&t=680
Na época, Scheila Carvalho e Carla Perez apresentavam um número com bambolê no palco, na música Bambolê. Mesmo contundidas, elas atendem a um pedido de Jô Soares e dão uma canja do número.
https://www.youtube.com/watch?v=FHAPTMfdbn0&t=800
Diga-se de passagem, três coisas só aconteceram por causa da entrada do bambolê no aparato de palco do É O Tchan: 1) a Glasslite lançou um bambolê da Carla Perez, o popular Bambotchan, que vendeu horrores e virou presente de Natal de muitas meninas; 2) o fato de Carla, num show, ter atirado um bambolê para a plateia – por causa disso, teria rolado uma agressão física de Cumpadre Washington, que deu em briga violenta dos dois colegas de grupo; 3) uma menina chamada Tatiana Rocha viu Carla Perez rebolando no bambolê, começou a treinar com o brinquedo e passou a fazer números em que usava até oito bambolês simultaneamente. A habilidade levou a garota, com apenas oito anos, a ser uma das atrações do Pequenos brilhantes, apresentado por Moacyr Franco no SBT (lembra disso?).
No final rola É O Tchan no palco do Jô Soares Onze e Meia cantando Bambolê, um dos hits deles da época. Boa viagem!
https://www.youtube.com/watch?v=FHAPTMfdbn0&t=1080
Cultura Pop
Roberto Carlos: agradecimento aos fãs e lembranças em “Eu ofereço flores”

Quando Roberto Carlos anunciou uma música nova chamada Eu ofereço flores, que foi cantada por ele em 19 de abril no show comemorativo de seus 82 anos – cidade natal de Cachoeiro de Itapemirim (ES) – imediatamente me veio à cabeça a antipatia de Roberto ao distribuir flores à plateia durante shows, no ano passado, quando ele chegou até mesmo a responder de maneira grosseira a um fã que testava sua paciência.
Seria uma maneira de fazer as pazes com o público, então? Talvez. Eu ofereço flores põe pela primeira vez em música um hábito que Roberto Carlos tem no fim de seus shows há anos, e que sempre tornou suas apresentações especiais para todos. Afinal, é um artista romântico que, no fim do show, oferece um presente para suas fãs mais dedicadas, em especial às fãs que têm coragem de se aventurar na frente para disputar uma das rosas com várias outras admiradoras (uma fã dele certa vez me confessou que lixava as unhas quase no formato de garras antes de ir aos shows de Roberto – e na hora de disputar as rodas, saía distribuindo unhadas nas concorrentes).
Eu ofereço flores, uma balada com belo arranjo orquestral (que ocupa o final da faixa, com direito a tímpanos para dar mais grandiloquência), é basicamente uma música feita por ele para agradecer aos fãs pelo amor e pela fidelidade durante suas seis décadas de carreira. “Eu quero agradecer/por tudo o que você/de bom me faz sentir/por tantas emoções/você me viu chorar/você me fez sorrir”, diz a letra. É uma boa surpresa para quem já estava acostumado à falta de novidades, já que se os álbuns anuais de Roberto deixaram de ser feitos em 2005, nem mesmo o hábito de lançar um single a cada ano foi adquirido pelo cantor. Aliás, o único single realmente memorável lançado por ele nos últimos tempos foi o de Esse cara sou eu, que já tem onze anos (Sereia, de 2017, feita para a trilha da novela A força do querer, não é tão brilhante).
- E lembramos que temos um episódio do nosso podcast, o Pop Fantasma Documento, sobre a fase 1966/1967 de Roberto Carlos. Ouça aqui.
A nova música deixa um certo ar de despedida, até por ser um canção em que Roberto elenca tudo que o faz agradecer aos fãs, como se folheasse um álbum de fotografias. Será? Que seja apenas uma impressão. Para 2024, ano em que se comemora os 60 anos do bem sucedido álbum É proibido fumar, o cantor poderia se espelhar no exemplo de vários colegas mais novos, que fazem do lançamento de álbuns um acontecimento de grandes proporções, e lançar um novo disco. Sim: com doze faixas, nem que algumas delas sejam regravações.
Se o tal disco (que só existe na minha imaginação) trouxer músicas novas dele, unidas a canções novas de seus habituais fornecedores (a dupla Eduardo Lages e Paulo Sergio Valle, por exemplo), vai ser o sonho de muita gente. Os fãs merecem ser supreendidos mais uma vez por Roberto – e ninguém merece ver o maior cantor pop brasileiro de todos os tempos apenas virar meme todo final de ano com o “descongelamento” de sua imagem.
Foto: Reprodução da capa do single.
Cultura Pop
No nosso podcast, Jimi Hendrix e o disco “Electric ladyland”

Raramente a gente faz um episódio do nosso podcast, o Pop Fantasma Documento, falando apenas de um disco – geralmente a gente escolhe uma época, uma fatia de vida de algum personagem da música. Dessa vez aproveitamos a proximidade do aniversário de 81 anos de Jimi Hendrix (ele chegaria a essa idade no dia 27 de novembro) para lembrar de um disco que não apenas é o melhor do guitarrista norte-americano, como também é um daqueles álbuns dos quais pode-se dizer que, depois dele, nada foi a mesma coisa.
No episódio de hoje, tudo o que você sabe, tudo que você não sabe e tudo que você deveria saber sobre Electric ladyland (1968), terceiro álbum do Jimi Hendrix Experience. Um disco que mudou o rock, a psicodelia, a guitarra e a tecnologia da música – num período em que a nova onda dos sintetizadores dobrava a esquina. E uma época que exigiu muito, emocionalmente e psicologicamente, de Hendrix. Ouça no volume máximo.
Nomes novos que recomendamos e que complementam o podcast: L’Rain e Julico.
Estamos no Castbox, no Mixcloud, no Spotify, no Deezer e no Google Podcasts.
Edição, roteiro, narração, pesquisa: Ricardo Schott. Identidade visual: Aline Haluch. Trilha sonora: Leandro Souto Maior. Estamos aqui toda sexta!
Foto: Reprodução da capa do disco Electric ladyland.
Cultura Pop
New Order: e o tal show de 1987 que foi parar na nova versão da coletânea “Substance”?

Largamente pirateado por anos, e oficializado agora no relançamento da coletânea Substance 1987 com quatro CDs, o show do New Order dado em 12 de setembro de 1987 no Irvine Meadows Amphitheatre, em Irvine, Califórnia, virou uma espécie de ponto culminante da história do grupo. Pelo menos é o que diz Peter Hook no livro Substance: Inside New Order.
No show, o grupo tocou todo o repertório do álbum duplo Substance, do começo ao fim. O show está quase inteiro no CD 4 da versão nova de Substance. Faltam lamentavelmente as três últimas músicas, que eram duas versões de sucessos do Joy Division (Atmosphere e Love will tear us apart) e uma releitura de Sister Ray, do Velvet Underground. Falta também um trecho da introdução de The passenger, de Iggy Pop, tocado antes de True faith.
Durante a turnê de Substance, o grupo vinha dividindo o palco com o Echo & The Bunnymen e com o Gene Loves Jezebel, e a tour vinha sendo marcada por acontecimentos bem bizarros. O New Order tinha que se defrontar com o comportamento agressivo de Ian McCulloch (vocal do Echo), com o estrelismo do Gene Loves Jezebel e com situações-limite entre a paranoia e a comédia: o grupo ficou sem drogas no meio do giro, um integrante da equipe resolveu fazer uma encomenda ao cunhado traficante e… o pobre diabo foi pego pela polícia, com as encomendas da banda e com armas. “Ficamos convencidos de que passaríamos por uma batida policial”, disse Hook, que ainda tomou uma reprimenda da esposa de Ian McCulloch por se envolver com uma garota na turnê (o músico disse que era uma prima distante dele e ouviu: “Entendi, você beija sua prima na boca?”).
- Lembrando que já falamos à beça sobre Substance e temos um podcast sobre ele, já ouviu?
Não era a primeira vez que o New Order tocava todo o disco Substance, não. Em 3 de setembro de 1987, num show no CNE Grandstand (Toronto, Canadá), o grupo já havia feito isso, encerrando com uma versão do hit Age of consent. No caso do show de Irvine, Peter deixa claro no livro que o repertório do show surgiu de um pedido do co-empresário Rob Gretton. E diz que “foi um show tempestuoso, embora os acontecimentos anteriores significassem que foi marcado por uma grande tristeza”.
A tal tristeza a qual Peter se refere – e que tornou o show uma data especial na tour – foi que Bernard Sumner, cantor do New Order, enxergado como um sujeito difícil pelos colegas, resolveu aproveitar uma reunião que rolou antes do show para informar a todos que “queria trabalhar com outras pessoas”. Sumner acabaria de fato montando em 1988 o Electronic com Johnny Marr (Smiths), mas demoraria um pouco para esse projeto virar prioridade do vocalista. De qualquer jeito, ainda que o grupo não acabasse aí, caiu mal e o astral baixou totalmente antes da apresentação. “Ele jogou a carta do frontman insubstituível e ganhou a banda”, reclamou Hook no livro.
NEW ORDER AO VIVO. As versões do show do Irvine Meadows surpreendem pelo caráter orgânico – até mesmo quando a banda dispara samplers e demais engenhocas – e pelos sons que tornam o New Order ao vivo um cruzamento perfeito entre punk e sons eletrônicos. Peter Hook transforma o baixo de Subculture em algo parecido com a versão original, do álbum Low life (1985). Alerta vermelho: para não rolar um corte brusco antes de True faith – por causa da supressão de The passenger – batidas a mais foram acrescentadas. Sumner dá as desafinadas costumeiras no vocal, em especial quanto tem que encarar a voz grave de Ceremony. Mas vale dizer que nada do clima baixo-astral dos bastidores pareceu vazar para o show.
Quer conferir o show como ele aconteceu de verdade (e como foi pirateado?). Tem no YouTube.
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