Criador e manipulador dos bonecos da série Muppets, Jim Henson, em 1965, começou a trabalhar numa série de filmes institucionais para a IBM. A missão de Henson era basicamente produzir relatórios em película, além de filmes motivacionais, e dar um charme a mais a assuntos – digamos – enfadonhos. Um dos mais célebres foi esse aqui, feito em 1967, que apresentava uma versão inicial do boneco Come-Come, da Vila Sésamo, comendo uma máquina de café.

Estaria tudo bem (bem?) se a tal máquina não tivesse um dispositivo anti-vandalismo e explodisse (!) na barriga do pobre bichinho após a deglutição. Acompanhe.

Tem uma outra versão desse vídeo feita para o quadro dos Muppets no Ed Sullivan Show, na mesma época. Só que a máquina é um “computador analítico” e é, ela inteirinha, um explosivo.

Olha que fofo: o cão Rowlf, criação de Hewson, é contratado pela IBM e escreve uma série de cartas para a mãe relatando sua experiência. É outra produção dele para a empresa.

Aqui, Rowlf apresenta a novíssima “divisão hippie” da IBM, incluindo produtos como guitarras elétricas. Não tenho notícias a respeito de a IBM ter fabricado guitarras.

Henson também fez um filme institucional da empresa chamado Paperwork explosion, em 1967, sem nenhum boneco Muppet. O objetivo era mostrar como os computadores e máquinas IBM ajudavam a aumentar a produtividade e diminuíam o gasto de papel, de tempo, etc.