Quando aconteceu o festival de Woodstock, vários países quiseram ter também suas feiras de música e arte, com nomões do rock. Alguns ficaram só na vontade, outros conseguiram. A Bélgica teve sua grande chance com o Actuel Festival, ou Festival d’Amougies, de 24 a 28 de outubro de 1969, que agendou shows de nomes como Pink Floyd (em uma de suas primeiras aparições no palco com o guitarrista David Gilmour), Ten Years After, Archie Shepp, The Nice, Art Ensemble of Chicago, Yes, Gong, Soft Machine, Captain Beefheart e, como mestre de cerimônias, ninguém menos que Frank Zappa. Para quem é fã de Zappa, vale pegar o bootleg “1969 The Amougies tapes”, que traz mais de uma hora de música produzida pelo artista no festival. Olha aí embaixo.

Vale dizer que o líder dos Mothers Of Invention estava tão animado que tocou com uma baita galera que passou pelo palco. Captain Beefheart, seu grande amigo, foi um deles…

O Aynsley Dunbar Retaliation, grupo de seu futuro baterista Aynsley Dunbar, tambem dividiu o palco com ele.

E olha aí o motivo pelo qual você veio parar nesse link: imagens de Zappa e do Pink Floyd dividindo o palco em 25 de outubro de 1969 e fazendo uma jam altamente cerebral e psicodélica em torno de “Interestellar overdrive”. O áudio desse vídeo já andou pelo YouTube algumas vezes, e foi tirado de lá – e agora, com áudio e vídeo, está de volta. Veja logo antes que tirem. As imagens deveriam estar num documentário sobre o evento, chamado “Music power”, mas – ao que consta – foram vetadas pela banda.

A jam espacial de Frank Zappa e Pink Floyd em 1969 - em vídeo!
O programa do festival – enquanto isso, no Brasil, em 1969…

Foi a única vez que Zappa e Pink Floyd, que trilhariam caminhos bem diferentes desde então, dividiriam o palco. Para Zappa, mesmo com toda a empolgação com o evento, foi um transtorno, porque o público não sabia inglês e ele mal arranhava o francês. “Minha função ficou um pouco limitada, me senti como Linda McCartney”, zoou o músico numa entrevista em 1992.

UPDATE: O Dangerous Minds também postou sobre o assunto, acrescentou (muito) mais informações e explicou que o vídeo acima foi tirado da caixa recém-lançada “Pink Floyd – The  early years”, e que ainda faltam sete minutos para completar as imagens.