Em 19 de abril de 1988, a estação de TV alemã ZDF exibiu um telefilme chamado Krieg dër tone (“guerra dos sons”), de Michael Meert. O filme fala de uma garota chamada Ina (Angela Smecca), obrigadíssima pela mãe a fazer aulas de piano. Chegando na aula, encontra um professor malucão chamado Starring (ninguém menos que o ex-Can Holger Czukay), sempre envolvido com experimentações musicais. O mestre acaba abrindo a cabeça da garota para novas aventuras na música e ela acaba indo viver com ele, o que causa um belo escândalo.

Nessa cena aí, dois simpáticos meganhas invadem a casa do mestre com a mãe da garota.

A novidade é que Krieg dër tone é um dos mimos que vêm no pacote Cinema, que relembra a carreira solo do ex-baixista do Can, morto em setembro passado. A caixa sai um dia depois do seu aniversário de 80 anos, 23 de março. Tem cinco LPs com músicas inéditas e as colaborações de Czukay com Brian Eno, Jah Wobble e muitos outros artistas.

Cinema também inclui o DVD do tal telefilme, um booklet com fotos inéditas, uma biografia de Czukay feita pelo escritor Ian Harrison e um single de 7 polegadas de, digamos, vídeo vinil – feito a partir de um sistema que permite armazenar imagens de vídeo em vinil. O tal single tem um vídeo inédito de Czukay, e o clipe da música Cool in the pool, de seu disco Movies, de 1979.

Olha a caixa aí.

Filme com Holger Czukay é relançado numa caixa do músico

Aliás, 2018 também é o ano em que o Can completa 50 anos. E ano passado saiu uma caixa de singles deles.