Lembra dos primeiros sites que você visitou na vida? Ok, você pode não recordar, mas eu afirmo com certeza: um deles foi feito no Geocities. A plataforma de websites foi criada em 1994 pelo Yahoo, e se tornou extremamente popular no Brasil. Vários e-zines (lembra desse termo?) e primeiros sites de artistas foram feitos com eles, aqui no Brasil e lá fora.

Se essa lembrança é demais para seu pobre coração, vão aqui duas infos para acalmar seus sentimentos. A primeira: o Geocities foi descontinuado por um bom tempo, mas ainda se mantém no ar, como um serviço de hospedagem. E ele tem uma busca bem pouco sofisticada, mas que revela que vários sites “da antiga” do serviço ainda funcionam perfeitamente. Inclusive alguns brasileiros. Olha aqui o primeiro site criado sobre a banda brasileira Vímana (aquela que unia Lobão, Lulu Santos e Ritchie). E aqui, um site sequelado sobre Rock In Rio.

Já aqui, o site de Jorge Elvis, com um texto sobre rock das antigas tirado de uma revista. E aqui – não chore! – as edições do 1999, pioneiro e-zine sobre rock e cultura pop, que marcou época. E era feito pelos jornalistas Alexandre Matias e Abonico Smith. Se bobear nem mesmo eles sabem que tem isso no ar ainda.

“Gente, que máximo! Como eu faço pra mexer no meu site antigo do Geocities? Tem jeito?”. Tem: o Geocities criou um tutorial para isso, em vídeo.

Via Boing Boing