O canal Vox respondeu – num vídeo com legendas automáticas (boas) – uma pergunta que, se bobear, você já se fez: porque é que os personagens de desenhos animados antigos usam sempre luvas brancas?

Para responder à pergunta, foram atrás do professor John Canemaker, que ensina história da animação na Universidade de Nova York. Ele revela que nem todo mundo questiona esse tipo de coisa. Em compensação, o número de respostas à pergunta é consideravalmente grande. Algumas se relacionam com o fato desses desenhos terem sido feitos na época em que era tudo em preto e branco, e luvas brancas dariam uma certa diferenciação na hora de capturar movimentos de personagens. Para exemplificar, o professor cita o Gato Félix, preto com mãos pretas, e que muitas vezes deixava os espectadores confusos na hora em que se movimentava. A luvinha branca também ajudava muito o trabalho dos animadores.

O Mickey também não usava luvas brancas ao ser desenhado pela primeira vez. Mas Walt Disney, numa autobiografia publicada em 1968, diz que a escolha por cobrir as mãos do personagem seguiu uma lógica própria: era um rato fazendo coisas que um homem faria, e ele deveria “não ter mãos de rato”. Se você queria saber porque é que Mickey – além de vários outros personagens do universo Disney – sempre teve oito dedos em vez de dez, a explicação também estava na origem do personagem na animação. Cinco dedos numa mão era coisa demais para animar, e era muito para um personagem pequeno.

Confere aí.