Em 1966, o seriado Batman virou uma coqueluche. Pegou mais que praga de piolho em creche. Todas as crianças passaram a acompanhar na ABC as aventuras do homem-morcego e do menino prodígio Robin. Uma empresa de brinquedos chamada Tifton, lá de Newark, Nova Jersey, estava bastante atenta a isso. Tão atenta que chamou o produtor Tom Wilson, que trabalhou na Columbia e cuidou de discos de Bob Dylan e Simon & Garfunkel. E encomendou a ele um disco com os personagens Batman e Robin.

Dan and Dale: Sun Ra encontra Batman e Robin

Evidentemente o disco não era “oficial” do programa. Só usava os personagens, e tinha músicas com nomes como The Penguin chase, Robin’s theme, Batmobile wheels, Flight of the Batman e The bat cave. O álbum era creditado a The Sensational Guitars of Dan and Dale. O nome do LP era só Batman and Robin. O que na época não ficou claro para ninguém foi que Dan e Dale era um pseudônimo pelos quais atendiam ninguém menos que o jazzista experimental Sun Ra (1914-1993), alguns integrantes de sua Arkestra e membros do Blues Project de Al Kooper. Incrivelmente, o nome do guitarrista do disco – enfim, o astro principal das “guitarras sensacionais” – não era sequer creditado.

Dan and Dale: Sun Ra encontra Batman e Robin

Sun era mais conhecido pelo seu jazz ligado a temas do espaço sideral e de extraterrestres. Mas aqui usou sua experiência para compor jazz-surf de super-herói. Vinha sendo produzido por Wilson desde os anos 1950 e acabou convidado por ele para fazer o disco. Detalhe: boa parte do LP (que era quase 100% instrumental) tinha riffs reciclados de temas de música clássica (!). Trechos da Quinta Sinfonia de Tchaikovsky ou do Tema de amor de Romeu e Julieta podiam ser ouvidos aqui e ali. A ideia inacreditável surgiu porque Wilson queria diminuir o fee de direitos autorais ao mínimo. E viu como solução usar apenas temas que haviam caído em domínio público. Ainda assim, o LP trazia até o tema de Batman recriado com coral e metais.

Batman and Robin foi reeditado em CD há alguns anos e está até no Spotify. Confere aí.

Via Blog da WFMU e Pitchblack Brigade

Foto capa do disco: Discogs
Foto Sun Ra: Pandelis Karayorgis/Wikipedia