Se o que você queria era um livro explicando sobre como os animais peidam, seus problemas acabaram. Does it fart? – The definitive field guild to animal flatulence tá à venda, lista vários animais e fala sobre a digestão de cada um deles. Os autores são Daniella Rabaiotti e Nick Caruso. Daniella bateu um papo com o Gizmodo e revelou que já faz planos para um próximo livro, que pode falar de cocô de animais.

Dani inclusive lembrou ao site que tudo começou com um tweet (esse aí de cima). E que tudo o que tem no livro parte de conhecimento científico. “Há muita coisa que não sabemos sobre peidos de animais, e isso significa muito que não sabemos sobre a digestão deles”, disse Daniella, que é doutoranda da University College London e da Zoological Society of London. “Espero que seja uma maneira alegre de aprender um monte de coisas legais que você pode não saber sobre os animais”.

Se ao ouvir “como os animais peidam” você está pensando naquele seu cachorro que solta puns em surround, todos fedorentos, a pesquisa da dupla foi digamos, um pouco além. Pelo livro de Dani e Nick, você fica sabendo que um dos animais mais peidorrentos do mundo é a baleia-azul. Animais dos quais você sequer está lembrando, como os pepinos-do-mar, não peidam. E até um simples gongolinho solta peidinhos – bem fracos.