Connect with us

Notícias

Um giro pela Casa Lego, na Dinamarca

Published

on

Um giro pela Casa Lego, na Dinamarca

Queremos uma viagem dessas de presente. O canal Beyond The Brick deu uma chegadinha na casa Lego, na Dinamarca. E conferiu tudo o que vários usuários de Lego no mundo todo fazem com os tijolinhos. Logo na abertura, aparecem dinossauros enormes feitos com as pecinhas. Um detalhe é que ambos estão urrando porque pisaram (olha só) em peças de Lego. Tem também pequenos estúdios para os visitantes produzirem pequenas animações em stop motion.


Por sinal, a ciência (ou coisa parecida) explica porque é que pisar num Lego dói tanto.

Via Boing Boing.

Ricardo Schott é jornalista, radialista, editor e principal colaborador do POP FANTASMA.

Lançamentos

Fresno: música nova, “Eu nunca fui embora”, começou a ser feita no Twitch

Published

on

Prometendo um novo álbum para 2024, a banda Fresno lança agora o single Eu nunca fui embora, feito de maneira despretensiosa, no canal de vídeos Twitch. A faixa é uma interpretação de como Lucas Silveira, Vavo e Guerra enxergam os altos e baixos que um romance pode ter. E é definida pelo vocalista Lucas como tendo uma sonoridade “fresnão clássico”.

“Temos uma paixão muito grande por fazer som, é natural que a gente vá explorando novas possibilidades e nos desafiando na composição”, comenta, fazendo ligação da faixa com a história da banda. “A gente nunca foi embora porque o nosso sonho enquanto banda e nosso amor pelo público sempre foi maior do que qualquer dificuldade”, sintetiza Lucas.

O lançamento acompanha um clipe com direção de Camila Cornelsen. “Com uma estética que a gente está querendo propor com o novo disco, Eu nunca fui embora é um registro bem gráfico e analógico que traduz muito como é hoje a Fresno”, resume Lucas. Anteriormente, Camila também colaborou com a banda em Vou ter que me virar e Já faz tanto tempo, além da parte visual dos álbuns Vou ter que me virar (2021) e sua alegria foi cancelada (2019).

Foto: Camila Cornelsen/Divulgação.

 

Continue Reading

Lançamentos

Roliman: projeto de Carlos Pinduca abraça o som surfístico em “Feels like surfin'”

Published

on

Projeto criado pelo guitarrista e compositor Carlos Pinduca (Maskavo Roots, Prot(o)), o Roliman volta com um folk instrumental e surfístico, Feels like surfin’. Uma música que, afirma o compositor, “busca captar um pouco esta magia de estar no meio do mar, em contato com a natureza, deslizando sobre as ondas. Um momento que mágico, em que estamos totalmente imersos no presente, contemplando o paraíso à nossa volta”.

Na capa do single, uma foto antiga de família do músico: Pinduca em cima da prancha, enquanto seu irmão o segura pela mão, na praia de Serrambi (PE), na virada dos anos 1970/80. “A imagem é simbólica para mim em vários sentidos. Em primeiro lugar, porque mostra meu irmão mais velho, meu amigo, meu herói, me incentivando, algo que aconteceria por toda a minha vida. Em segundo lugar, porque o surfe, e esse contato com o mar, é algo que foi muito marcante da minha vida. Tanto que até hoje me pego sonhando, literalmente, com ondas”, conta, em texto no Instagram da banda.

Continue Reading

Lançamentos

Ouvimos: Chico Buarque, “Que tal um samba? – ao vivo”

Published

on

Ouvimos: Chico Buarque, "Que tal um samba? - ao vivo"
  • Que tal um samba?, disco ao vivo de Chico Buarque, que ganha também versão em DVD e CD duplo, foi gravado nos dias 3 e 4 de fevereiro no Vivo Rio, no Rio de Janeiro (RJ). O disco traz o show na ordem, abrindo com a participação da convidada Monica Salmaso, que também fecha o show.
  • O repertório faz uma boa coletânea da obra de Chico, partindo do fim dos anos 1960 e chegando à nova Que tal um samba?, cuja versão de estúdio permanece apenas em single. Da fase RGE, só aparece Noite dos mascarados.
  • Na banda de Chico, o diretor musical Luiz Cláudio Ramos (violão), Bia Paes Leme (teclados e vocais), Chico Batera (percussão), João Rebouças (piano e cavaquinho), Jorge Helder (baixo e bandolim), Jurim Moreira (bateria) e Marcelo Bernardes (saxofone, flauta e clarinete), além do próprio Chico ao violão.

Não havia como separar a obra de Chico Buarque da política nos anos 1960 e 1970. Canções do comecinho da carreira dele, como Olê olá e A banda, refletem um sentimento de desesperança da época, enquanto músicas lançadas alguns anos depois partem para um tom mais combativo e direto.

O detalhe é que também não há como fazer essa separação nos dias de hoje. Provavelmente nunca haverá – ainda mais para quem não passou os últimos anos em Marte e deparou com esse Que tal um samba? – ao vivo, gravado quando o Brasil já estava livre do desgoverno, tendo à frente uma plateia (extremamente) animada em soltar a voz nos clássicos do cantor.

Não apenas isso: o público de Chico se transforma em um personagem à parte, que vai ganhando mais espaço à medida que o disco prossegue. Abafa os vocais do cantor em sucessos como Samba do grande amor e O meu guri,  saúda novos tempos no fim do single Que tal um samba?, descobre uma história do Brasil em faixas como Bancarrota blues, Sinhá e Assentamento. Hits de carga cinematográfica como Mil perdões, Choro bandido, Bastidores e Sob medida surgem num só bloco, ao fim do primeiro CD. Maninha aparece como homenagem à irmã Miúcha, morta em 2018.

Que tal um samba? valoriza também a presença de Monica Salmaso, convidada especial do show de Chico, e que aqui, divide boa parte do repertório com ele, como uma personagem importante num musical em que o repertório histórico é o protagonista. Solo ou com Chico Buarque, canta em Sem fantasia, Imagina, Passaredo, e também na impressionante (e sintomática) abertura com Todos juntos, do infantil Os Saltimbancos. Fãs roqueiros de Chico provavelmente vão se animar com a menção a Jimi Hendrix (!) num papo de palco entre Chico e o baixista Jorge Helder. Nem precisa ouvir no volume máximo – o som de Que tal um samba? já soa naturalmente nas alturas.

Gravadora: Biscoito Fino
Nota: 10

Foto: reprodução da capa do álbum (foto original de Leo Aversa)

Continue Reading
Advertisement
Lançamentos5 horas ago

Fresno: música nova, “Eu nunca fui embora”, começou a ser feita no Twitch

Lançamentos5 horas ago

Roliman: projeto de Carlos Pinduca abraça o som surfístico em “Feels like surfin'”

Ouvimos: Chico Buarque, "Que tal um samba? - ao vivo"
Lançamentos5 horas ago

Ouvimos: Chico Buarque, “Que tal um samba? – ao vivo”

Guilherme Lamounier: single resgata versão soul-progressiva de canção dos Beatles
Lançamentos19 horas ago

Guilherme Lamounier: single resgata versão soul-progressiva de canção dos Beatles

Erasmo Carlos: single "tropicalista" com Gaby Amarantos serve de batedor para álbum p´stumo
Lançamentos19 horas ago

Erasmo Carlos: single “tropicalista” com Gaby Amarantos serve de batedor para álbum póstumo

Lançamentos19 horas ago

Alan James: single novo, “Sobrevivo”, com melodia pra cima e letra introspectiva

Terrapeixe: "virada de jogo" no single e no clipe de "Game over"
Lançamentos19 horas ago

Terrapeixe: “virada de jogo” no single e no clipe de “Game over”

Ouvimos: Nation Of Language, "Strange disciple"
Crítica19 horas ago

Ouvimos: Nation Of Language, “Strange disciple”

"O pop é punk vol 2: 70's": disco traz clássicos da MPB setentista em estilo punk
Lançamentos2 dias ago

“O pop é punk vol 2: 70’s”: disco traz clássicos da MPB setentista em estilo punk

The Vaccines: novos começos em novo single, "Lunar eclipse", e album
Lançamentos2 dias ago

The Vaccines: novos começos em novo single, “Lunar eclipse”, e album

Dennis & O Cão da Meia Noite encontra banda de ska, Innabrain, para reler clássico dos Paralamas
Lançamentos2 dias ago

Dennis & O Cão da Meia Noite encontra banda de ska, Innabrain, para reler clássico dos Paralamas

The Lautreamonts: trio pós-punk de Niterói (RJ) fala sobre crescer e florescer em "Photophobic sunflower"
Lançamentos2 dias ago

The Lautreamonts: trio pós-punk de Niterói (RJ) fala sobre crescer e florescer em “Photophobic sunflower”

Roberto Carlos: agradecimento aos fãs e lembranças em "Eu ofereço flores"
Cultura Pop2 dias ago

Roberto Carlos: agradecimento aos fãs e lembranças em “Eu ofereço flores”

Kiko Zambianchi: música nova, "Quero viver a vida", feita na pandemia
Lançamentos5 dias ago

Kiko Zambianchi: música nova, “Quero viver a vida”, feita na pandemia

Jurema Juice: banda de rock clássico de Alagoas com terceiro single, "Shield me"
Lançamentos5 dias ago

Jurema Juice: banda de rock clássico de Alagoas com terceiro single, “Shield me”

Pavilhão 9 se junta a Detonautas em "Fatos do Brasil"
Lançamentos5 dias ago

Pavilhão 9 se junta a Detonautas em “Fatos do Brasil”

Várias coisas que você já sabia sobre Electric Ladyland, de Jimi Hendrix
Cultura Pop5 dias ago

No nosso podcast, Jimi Hendrix e o disco “Electric ladyland”

Cat Power: disco ao vivo recria show em que Bob Dylan foi chamado de "Judas" por fãs de música folk
Crítica6 dias ago

Ouvimos: Cat Power, “Cat Power sings Dylan: The 1966 Royal Albert Hall Concert”

Trending