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Cultura Pop

Barra pesada: treze fatos sobre Sid Vicious

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Barra pesada: treze fatos sobre Sid Vicious

Em 2017, várias datas redondas do punk rock surgem ao mesmo tempo. O POP FANTASMA lembra de uma data não-redonda do estilo, e uma efeméride trágica. Sid Vicious, baixista dos Sex Pistols, morreu há 38 anos, em 2 de fevereiro de 1979. Por acaso, em 10 de maio, ele faria 60 anos. Abaixo, acompanhe treze fatos, alguns meio barra-pesada, sobre a vida do músico.

ANTES DE SID: Sid Vicious se chamava John Simon Ritchie, tinha nascido em Londres e passara um tempo em Ibiza na infância. O nome John Beverley, que aparece em algumas biografias de Sid na internet, também existia. Sid surrupiara o sobrenome de seu padrasto, com quem sua mãe Ann casara-se em 1965, e passou a usá-lo.

FLORES: Antes dos Sex Pistols, Sid tocou numa banda que virou lenda no punk britânico, The Flowers Of Romance. O grupo teve integrantes como Keith Levene (que foi do Public Image Ltd) e Viv Albertine, das Slits. John Lydon, posteriormente vocalista dos Sex Pistols e do PiL, diz ter criado o nome da banda. Que depois viraria o nome de um disco do PiL em 1981. “Cerca de quarenta integrantes passaram por essa porra dessa banda”, chegou a dizer Lydon. Sid também foi convidado a fazer um teste para vocalista do The Damned, mas não foi no dia da audição.

TUDO MUDOU: Na autobiografia “Lonely boy”, Steve Jones, guitarrista dos Sex Pistols, diz que “depois que Sid entrou para o grupo, nada ficou normal. Achava legal o visual dele e o do John (John Lydon) e o frenesi da mídia faria vender muitos jornais. Mas isso não tinha nada a ver com a banda”. Jones diz que não ligava de ser o segundo depois de Lydon. Mas “agora eu era o terceiro depois desse idiota de merda (Sid Vicious) e até o quarto, se levar em conta (o empresário) Malcolm McLaren e sua certeza de que éramos marionetes”.

NANCY: Em 1975, antes de iniciar o relacionamento com Sid, Nancy Spungen vivia na cena underground de Nova York e trabalhava como dançarina de strip tease. “Ela vivia com os caras das bandas e era bem franca sobre o que fazia para viver. Era uma groupie e tinha drogas para oferecer a eles”, contou ao jornal “The independent” a fotógrafa americana Eileen Polk. Eileen era amiga próxima do casal e chegou a fazer uma exposição com as fotos dos últimos anos de Sid em 2008.

BRIGAS: Em 1978, o casal Sid e Nancy foi para Nova York morar no Chelsea Hotel. O local foi a casa de Bob Dylan, Janis Joplin, Leonard Cohen e foi a inspiração de Andy Warhol em seu filme “Chelsea girls” (1966). Não era uma convivência mole. Os dois se pegavam de porrada e queimavam um ao outro com cigarros acesos. Numa ocasião botaram fogo na cama de casal do quarto.

QUEM MATOU? O fim da história todo mundo já sabe: Nancy foi encontrada morta com uma facada no abdômen. A faca era de Sid, que a havia comprado ao descobrir que seu ídolo Dee Dee Ramone andava sempre com uma. O músico foi encontrado nas redondezas em estado semicomatoso e acabou preso. Inicialmente confessou que matou Nancy. Mas depois desmentiu, dizendo estar dormindo na ocasião. O caso nunca foi exatamente esclarecido e muitos amigos do casal acreditam que não foi ele o assassino. Eliott Kidd, da banda punk The Demons, chegou a falar que “algum assassino saiu impune dessa história”. Na autobiografia “Livin’ la vida tosca”, escrita com André Barcinski, João Gordo lembra ter ouvido de Dee Dee Ramone, dos Ramones, que não foi Sid quem matou Nancy. E que o músico americano sabia quem era o assassino (mas nunca revelou o nome).

LOUCÃO NO BAR: Após ser solto sob fiança, Sid Vicious foi preso novamente por agredir o irmão da cantora Patti Smith, Todd Smith, com uma garrafa de cerveja numa festa. Sid agarrou a namorada de Todd, que teria reclamado e acabou apanhando. “Meu irmão é um cara durão mas é um pacifista. É um cara que apazigua as pessoas. Sid estava maluco, acho. Ficou doidão no bar e, por causa dele, meu irmão quase ficou cego. Ele não provocou Sid ou nada do tipo. Mas o cara estava fora de controle, tanto que morreu logo depois disso”, chegou a afirmar Patti num papo com uma revista de rock de Singapura, “Big O”

MÃE, SÓ TEM UMA: A droga que matou Sid foi financiada por sua própria mãe, que era viciada (e conta-se, havia trabalhado como traficante). Eileen explica no livro “Mate-me por favor”, de Legs McNeil e Gillian McCain (no Brasil, saiu pela L&PM) que Ann, mãe de Sid, deu uma festa quando ele saiu da cadeia, e o filhão pediu a ela “cem dólares para comprar cocaína”. A inacreditável resposta de Ann: “Tem certeza que você vai pegar só cocaína?”. Sid prometeu que sim, e ela deu o dinheiro, justificando para Eileen. “Ele vai conseguir (a droga) em algum lugar. Se dou para ele, ele pelo menos vai voltar para casa”. A própria Ann confessou ter dado a Sid Vicious uma dose de heroína pouco antes dele morrer, a pedido do filho.

CADÁVER: Por causa da amizade com Sid, Eileen Polk foi uma das primeiras pessoas a serem chamadas pela família do músico para ir até o apartamento de sua última namorada, Michelle Robinson, onde ele morreu. Em “Mate-me por favor”, ela conta que precisou ficar sozinha durante três horas com o corpo de Sid Vicious. A a polícia levara a mãe e a namorada do músico para a delegacia e sobrou para ela.

SID SOLO: Em dezembro de 1979, a Virgin, surfando na onda do interesse por Sid Vicious, pôs nas lojas um disco “solo” do cantor, “Sid sings”. O disco tem os singles “My Way” e “Something Else”, que já estavam na trilha do filme “The great rock’n roll swindle”. E várias gravações solo com qualidade de som ruim, feitas no Max’s Kansas City entre 28 e 30 de setembro de 1978. O repertório tinha covers de pré-punk (Stooges, New York Dolls) e de bandas mais recentes, como Ramones.

WHITE KIDS: Em 1978, indo para Nova York e precisando de grana, Sid Vicious montou o Vicious White Kids. O grupo acabou fazendo apenas um show em Londres, em 15 de agosto de 1978. E era era uma espécie de all stars do punk britânico, trazendo na formação Sid (voz), o ex-Sex Pistols Glen Matlock (baixo), Steve New, dos Rich Kids (guitarra), Rat Scabies, do Damned (bateria). E ninguém menos que Nancy nos backing vocals. A gravação desse único show virou pirata-oficial, reeditado várias vezes com acréscimos.

CULPAS: Steve Jones foi avisado da morte de Sid por um repórter da “Rolling Stone” que atendeu ao telefone. E lembra de ter respondido: “Bom, pelo menos vamos vender muitos discos agora”. “Foi uma resposta estúpida e o repórter ficou chocado”, recordou Jones em “Lonely boy”. Ele afirmou também saber que Lydon carrega culpas pela morte de Sid. “Me sinto um pouco responsável, sim”, confessaria Lydon ao “Gloucestershire Echo”.

“Ele não podia tocar e eu não podia cantar. Sid não conseguia aproveitar uma chance. Sua mãe era viciada em heroína. Eu o trouxe para a banda e ele não conseguia lidar com isso”, disse Lydon sobre Sid Vicious.

ÁLBUM DE FAMÍLIA: Em 1980, a mãe de Sid publicou em tiragem limitada pela Virgin Books um bizarríssimo livro de 32 páginas chamado “The Sid Vicious family album”. Trata-se de um estranhíssimo álbum de recordações do filho, com fotos desde a infância. Todas legendadas com frases fofas como “que sorriso!”, “Sid em 1975, muito bonito!”. Muito mais estranho: as legendas ganham tom de reprimenda carinhosa nas fotos em que o baixista aparece magrelo, com dentes irregulares, já nos Sex Pistols. A sensação de estranhamento é inevitável.

Cultura Pop

No nosso podcast, o R.E.M. de “Automatic for the people” e “Monster”

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No nosso podcast, o R.E.M. de "Automatic for the people" e "Monster"

Já pensou que legal vender milhões e milhões de cópias de um disco? Tem gente que depois de alcançar números muito altos,  entra numa onda de “preciso vender mais que isso”. E tem gente que simplesmente finge que não liga – afinal, depois de conseguir tanta fama e grana, pra que se preocupar? E tem gente que pira. O R.E.M., por sua vez, depois de vender 9 milhões de cópias – que depois evoluíram para 18 milhões – de Out of time (1991), simplesmente já se enfiou num estúdio para preparar outro disco. E permaneceu sumido do universo das turnês, focando apenas em aparições na TV e shows ocasionais.

No episódio de hoje do Pop Fantasma Documento, nosso podcast, a gente dá uma olhada nos bastidores dos discos Automatic for the people (1992) e Monster (1994) e observa tudo o que estava acontecendo com uma das maiores bandas de rock do mundo, numa época em que parecia que Peter Buck, Michael Stipe, Bill Berry e Mike Mills eram ouvidos até por gente que nem tinha o hábito de ouvir música.

Século 21 no podcast: Dolly e The Parking Lots.

Estamos no Castbox, no Mixcloud, no Spotify, no Deezer e no Google Podcasts. 

Edição, roteiro, narração, pesquisa: Ricardo Schott. Identidade visual: Aline Haluch. Trilha sonora: Leandro Souto Maior. Vinheta de abertura: Renato Vilarouca. Estamos aqui de quinze em quinze dias, às sextas!

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Crítica

Ouvimos: Pavement, “Cautionary tales: Jukebox classiques”

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Ouvimos: Pavement, "Cautionary tales: Jukebox classiques"
  • Cautionary tales: Jukebox classiques é o novo box retrospectivo do Pavement, com músicas dos lançamentos da banda em 7 polegadas, além de algumas outras coisas, como as versões alternativas das faixas Black out e Extradition, lançadas em 2006 para quem fez a pré-encomenda da nova versão do disco Wowee zowee (1995).
  • A caixa já está disponível nas plataformas – mas em formato físico, Cautionary tales sai apenas no dia 12 de julho. O pacote inclui reproduções dos singles originais de 7″ e um livreto de 24 páginas.

Blur, Cate Le Bon, Parquet Courts, Nirvana, Weezer, Super Furry Animals, The Coral e até o R.E.M. Todas essas bandas/artistas, em algum momento da carreira, foram comparadíssimas a um verdadeiro gigante do indie rock, o Pavement. Ou se deixaram deliberadamente influenciar pela banda criada pelos guitarristas e vocalistas Stephen Malkmus e Scott Kannberg. Um grupo que, vindo da Califórnia, estava mais para projetinho lo-fi e barulhento vindo de Nova York ou de algum canto ensimesmado de Seattle, embora fizesse sentido no cenário de um estado norte-americano bastante diversificado.

No caso do Nirvana, passou para a história o quanto a música do Pavement inspirou a composição de In utero (1993), último álbum do trio liderado por Kurt Cobain. Dando uma ouvida nas primeiras faixas desse Cautionary tales: Jukebox classiques, caixa (por enquanto apenas virtual) reunindo todo o material de 7 polegadas lançado pelo grupo, fica evidente que sem o ruído berrado dos dois primeiros EPs do Pavement, Slay tracks: 1933 – 1969 (1989) e Demolition plot J-7 (1990), porradas do álbum do Nirvana como Scentless apprentice não teriam sido feitas.

As onze faixas desses dois EPs (incluindo pérolas como Box elder e You’re killing me!) perfazem a primeiríssima fase da carreira do Pavement, uma banda que, por ter vindo de uma cidade pequena na Califórnia (Stockton), parecia se sentir mais à vontade para zoar tudo o que via de longe, e ainda falar do dia a dia de seus conterrâneos nas letras. O próprio grupo não parecia perceber o quanto seu som, apesar de focar no ruído, era sociável – caíram até nas graças do DJ inglês John Peel, que descobriu a banda e passou a divulgá-la.

Slanted and enchanted, álbum de estreia (1992), provocou inveja em boa parte dos grandes nomes do rock da época, Kurt Cobain incluso: era porrada musical elaborada, com uma ou outra canção com tendência a grudar no ouvido – Summer babe, incluída no box, era desse disco, e Cautionary tales resgata também lados B como Baptist blackstick e raridades como Sue me Jack, rock suingado e elegante para os padrões do grupo na época.

De Crooked rain, crooked rain (1994, o segundo disco) em diante, o Pavement ficaria mais elegante, inclusive. Traria barulhos incluídos de modo dosado, em meio a canções mais formais, influenciadas por country, power pop, Beach Boys, Neil Young. A banda juvenil dos primeiros EPs estava se tornando um The Cure bem mais indie, um Television dos anos 1990 ou quem sabe um Grateful Dead da mesma década – misterioso, cultuado e com um séquito de fãs.

Essa história é contada por intermédio de músicas que fizeram o grupo ganhar um número bem grande de fãs no Brasil, como Cut your hair e a bela e quase radiofônica Gold soundz. Ou Range life, canção que, em sua letra, espalhava brasa para Smashing Pumpkins (“eles não têm nenhuma função, e eu não entendo uma palavra do que eles dizem”) e Stone Temple Pilots (“eles não merecem nada mais do que eu”). Billy Corgan, dos Pumpkins, agarrou ódio do Pavement por causa disso – já se recusou a dividir palco com eles em festivais.

Lados B dessa época, como a vinheta instrumental Kneeling bus, com bateria desencontrada e tom dado por riffs de guitarra e solos de piano elétrico, são as boas descobertas da caixa. Daí para diante, o Pavement já fazia parte do cenário indie oscilando entre canções contemplativas e melodias que sequestravam a atenção – além de letras que os fãs, antes de tudo, gostavam de discutir. I love Perth, referência à maior cidade da Austrália Ocidental, faz os fãs australianos da banda debaterem em fóruns na internet até hoje.

A referência irônica à psicodelia californiana de Gangsters and pranksters também despertou a atenção de muita gente. Unseen power of the picket fence, feita pela banda para aparecer na coletânea No alternative (1993), é cara de pau: a música pinta um retrato bem estranho do R.E.M., a ponto de muita gente se perguntar até hoje se ninguém da banda ficou ofendido ou grilado com versos como “o cantor tinha cabelo comprido/o baterista sabia como se restringir/o cara do baixo tinha os movimentos certos/o guitarrista não era nenhum santo”, em meio a referências a discos e músicas do quarteto (“Time after time era a música que eu tinha como menos favorita”, cantam).

O slacker rock (sinônimo de rock blasé e garageiro) do Pavement foi se tornando cada vez mais palatável e de longo alcance à medida que novos álbuns surgiam: Wowee zowee (1995), o ultra-trabalhado Brighten the corners (1997) e finalmente o controverso Terror twilight (1999) – este, produzido por Nigel Godrich (Radiohead), que tentou colocar o espírito livre do Pavement numa redoma, embora a banda tenha soado fora de tempo e espaço como sempre, em Spit on a stranger e Carrot rope, além do B side Harness your hopes, tudo isso presente em Cautionary tales. Uma história bem legal de ouvir, e de contar.

Nota: 10
Gravadora: Matador.

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Cultura Pop

A fase pós-punk de Madonna: descubra agora!

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Quinze passos entre Madonna e o pós-punk

Madonna, você deve saber, não começou sua carreira em 1983, quando saiu seu primeiro álbum. Ela vem de pelo menos cinco anos antes. Teve várias tentativas fracassadas, períodos de fome, possibilidades de se estabelecer como modelo e atriz, etc.

Entre os anos 1970 e o começo dos 1980, apesar de ela ter trabalhado por uns tempos com um grande valor da disco music (Patrick Hernandez, de Born to be alive), o som dela tinha mais a ver com pós-punk e new wave do que com qualquer outro estilo musical. Sem o synthpop da época, nada do que você conhece de Madonna hoje poderia ter sido feito. Confira aí os links entre a rainha do pop e o que foi além dos três acordes. Uma época bem distante do sucesso, e, em especial, da expectativa e da dinheirama envolvida no show da cantora em Copacabana.

  • Só lembrando que temos um episódio sobre Madonna no nosso podcast  Pop Fantasma Documento
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DIZ A VERDADE. Em 1978, há 40 anos, Madonna fez sua primeira música. Tell the truth foi composta por influência de Dan Gilroy, seu primeiro namorado. Tinha poucos acordes (quatro, no máximo) e foi feita pouco depois de Madonna mudar-se para uma sinagoga abandonada no Queens, em Nova York – por sinal a região dos Ramones – junto com Gilroy. Até então, a futura rainha do pop havia trabalhado como modelo vivo e também tinh feito um job como dançarina da sensação eurodisco Patrick Hernandez.

NAS BAQUETAS. Em 1979, Madonna estreou como baterista do Breakfast Club, banda que dividia com o namorado Dan, o irmão dele, Ed (ambos nas guitarras – o primeiro também no vocal) e Angie Smith (baixo). Não deu muito certo porque Madonna – que na época tinha Debbie Harry, do Blondie, como modelo – queria cantar, não ficar lá atrás.

O Breakfast, a propósito, sobreviveu à saída de Madonna: lançou um disco em 1987, epônimo. Durou até 1990, mas em 2016 o grupo pôs nas lojas um EP, Percolate, contendo gravações do segundo (e nunca lançado) disco. Dan Gilroy virou ator, e tem um xará mais famoso ainda, roteirista, que é casado com a atriz Rene Russo. Abaixo você confere gravações de 1979 do grupo e um vídeo com várias imagens de Madonna na época do grupo, com Little boy (do repertório do Breakfast club) no BG.

COMO É BOM SER (QUASE) PUNK. Uma banda que Madonna gostava bastante no começo da carreira era The Slits. O grupo punk feminino britânico, que unia punk, dub e reggae, volta e meia aparecia por Nova York e – diz a biografia Madonna 60, de Lucy O’Brien – era estudado atentamente por Madonna. E a banda não apenas já estava sacando a observação da cantora como não gostava nada disso.

“Morro de raiva de Madonna nunca ter usado uma camiseta com The Slits escrito em lantejoulas brilhantes e chamativas. Ela nos deve tudo. Roubou da (guitarrista) Viv Albertine todas as ideias de moda no início da carreira dela”, contou a vocalista das Slits, Ari Up. Viv costumava usar pedaços de pano amarrados no cabelo e lingerie por cima da roupa, como Madonna lá por 1984.

NEM TANTO. Seja como for, a cabeleireira L’Nor Wolin, responsável pelo cabelo de Madonna no clipe de Borderline, lembra de ter ouvido dela que “não quero que meu visual seja punk, quero que seja urbano”. Isso porque L’Nor, procurada por ela para trabalhar no vídeo, era responsável por vários penteados punk inovadores da época. Por sinal, a cabeleireira se recorda de Madonna dando altas patadas no set do clipe, quando via que o catering não havia selecionado comida vegetariana para ela. “Ela gritava: ‘não vou comer essa merda, vá buscar algo vegetariano pra mim!’”, lembra no livro de Lucy O’Brien.

ALIÁS E A PROPÓSITO, entre 1979 e 1980, Madonna também fez sua estreia como atriz, num filme que – você deve saber – ela renega até hoje, A certain sacrifice. Realizado em super 8 e dando uma geral no universo das relações sadomasoquistas (com direito a um estranhíssimo sacrifício satânico no final, daí o nome), o filme foi feito na base do “faça você mesmo” punk: foi rodado por 20 mil dólares, boa parte do elenco trampou por amor e a cantora ganhou o suficiente para conseguir pagar o aluguel do mês. Madonna tentou comprar os direitos do filme, impedir a produção de ser vista, brigou feio com o diretor (Stephen Jon Lewicki), mas não deu certo: A certain sacrifice foi lançado em VHS, laserdisc e DVD, e foi visto por vários fãs ardorosos de Madonna.

MAIS UMA BANDA.  Teve também a “outra banda” de Madonna pré-sucesso. O Emmy & The Emmys veio de um apelido dela de adolescência, e era basicamente uma parceria entre Madonna e um ex-namorado, Stephen Bray, que ela conhecia desde quando morava no Michigan. O som era uma onda meio ska, e dessa época sobraram só gravações feitas em 1980. Em 1981, Madonna gravou uma demo, dirigida por sua primeira empresária, Camille Barbone, no Gotham Studios, em Nova York. A ideia era que a cantora virasse uma espécie de Pat Benatar. Não deu certo, claro.

DANCETERIA. Em 1982, Madonna arruma um emprego como garçonete na boate Danceteria, em Nova York. No ano seguinte, foi até clicada no local por Eric Kroll em várias poses – você já viu isso aqui no Pop Fantasma. O local era um novo conceito de casa noturna, com quatro andares, vários DJs, inúmeros ambientes, exibições de vídeos (as “danceterias” espalhadas pelo Brasil nos anos 80 tiraram seu nome de lá). No palco e na pista, nomes como Depeche Mode, Duran Duran, B-52’s, Butthole Surfers, Nick Cave.

ALIÁS E A PROPÓSITO, os integrantes do A Certain Ratio, banda lançada pelo selo indie britânico Factory – definida pelo dono da gravadora, Tony Wilson, como tendo “toda a energia do Joy Division, mas com roupas melhores” – podem contar essa pros netos: tiveram um show aberto por Madonna lá no Danceteria. O tal show rolou em 16 de dezembro de 1982 e era “precedido por uma participação especial de Madonna como convidada”, como diz o convite do evento.

Hoje, claro, esse convite é inacreditável. “Este deve ser um dos  mais antigos artefatos de concertos da Madonna de todos os tempo, ou talvez o mais antigo. Madonna apareceu à meia-noite e A Certain Ratio a 1h. Isso era típico dos clubes de Nova York na época – mesmo em uma noite de quinta-feira. Para os convidados houve também um buffet (às 22h)”, afirma o site Record Mecca. Por sinal, o ACR lembra que essa noite com Madonna foi tudo, menos alegre e descontraída. “Madonna entrou e a primeira coisa que ela fez foi nos repreender. Ela disse: ‘Todo o seu equipamento terá de ser movido’. Levamos uma hora e meia para configurar. Nós estávamos tipo: ‘Isso não vai a lugar nenhum’. Acabou em uma discussão massiva”, lembrou o baterista Donald Johnson à Attack Magazine, rindo. “Eu gosto dela desde então, porque ela enfrentou todos esses caras”.

EX PRESENTE. Lembra do Stephen Bray, ex-namorado de Madonna? Ele continuaria presente na carreira solo dela: é co-autor de músicas como EverybodyInto the groove e Express yourself. Por acaso, em 1987, ele também foi parar na formação do Breakfast Club que gravou o único disco da banda. Hoje ele tem um estúdio, um selo e fez coisas para a Broadway,

TEM FILME. Madonna and The Breakfast Club (2019) é um documentário dramatizado sobre os primeiros anos da vida da cantora, quando ela era integrante do Breakfast Club e dava shows em bibocas. Dirigido por Guy Guido, o filme, que chegou a ser exibido aqui no Brasil num projeto comemorativo do Cinemark, fez circuito de festivais, revelou uma atriz extremamente parecida com Madonna (Jamie Auld, que morreria em 2022, aos 26) e traz entrevistas com ex-amigos como Dan Gilroy, Norris Burroghs e Martin Schrieber.

Evidentemente, o filme não apenas é “não-oficial”, como a própria Madonna não topou dar depoimento nenhum – mas a atuação de Jamie foi elogiada. Está disponível no Prime Video, mas não para o Brasil. Também está no YouTube até tirarem de lá.

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