Acho que é a primeira vez na vida que eu vejo um vídeo que tem legendas automáticas em português que REALMENTE funcionam. O vídeo abaixo explica detalhadamente o que acontece no corpo de um ser humano quando ele tem um ataque de asma. Fala também de tratamentos disponíveis, efeitos a longo prazo etc Enfim: veja porque você provavelmente conhece ou vai conhecer alguém que tem asma.

Se um asmático é exposto a um gatilho (que causa o ataque de asma), os anéis lisos dos músculos que circundam as pequenas vias aéreas nos pulmões se contraem e se tornam estreitos. Simultaneamente, o fator causador piora a inflamação, fazendo com que o revestimento da mucosa fique mais inchado e segure mais muco. Em condições normais, o corpo usa este muco para capturar e limpar partículas, como pólen ou poeira, mas durante um ataque de asma, o corpo bloqueia as vias aéreas estreitadas, tornando ainda mais difícil respirar. … E o ruído sibilante? Isso ocorre porque, à medida que as vias aéreas se contraem, os assobios de ar passam pelo espaço estreitado.

O vídeo foi feito por Christopher E .Gaw e faz parte do Ted-Ed, série de conferências destinadas à disseminação de ideias.