Falamos outro dia sobre artistas que lançam discos em floppy disk. Sim, tem gente que lança ÁLBUNS em DISQUETE hoje em dia. E isso ainda que o formato permita quase que apenas o uso de música em formato Midi, já que não há muito espaço para bits.

Agora imagina essa turma usando uma máquina dessas. O canal de vídeos Techmoan encontrou o Roland MT-80S. Um aparelho de som lançado pela empresa, que tocava justamente floppy disks.

Pode até não parecer, mas o Roland MT-80S era uma excelente ideia. Ele não era um aparelho de som como outro qualquer, apesar de lembrar uma boombox perneta, com uma só caixa de som. O modelo foi criado para ser um tutor de música, para quem estava aprendendo a tocar um instrumento – piano, em especial. Você inseria um disquete com uma trilha Midi (que podia ser uma amostra de sons de piano, ou de orquestra, ou de qualquer outro instrumento) e saía praticando.

Ele também funcionava como sequenciador, já que você podia alterar a velocidade da trilha a ser tocada, para facilitar seu trabalho. Ou separar cada canal do arquivo de som. E tinha um metrônomo para ajudar o músico em seu treinamento.

Você sabia que nos anos 1990 havia empresas que vendiam samples de Midi em floppy disk? Não? Pois é, tinha isso, e aparece no vídeo.

Pronto: acharam um aparelho de som que toca floppy disk

Esse aqui é o manual do usuário do aparelho, que você ainda encontra à venda em feirões e lojas virtuais.