Andy Warhol e seu cão dinamarquês empalhado (!)

De 1969 a 1987, um cão dinamarquês acompanhou Andy Warhol. O detalhe é que ele estava morto. Cecil (que ganhou esse nome porque contaram a Andy que o animal tinha pertencido ao cineasta Cecil B. de Mille enquanto estava vivo) era um cão EMPALHADO que enfeitava o estúdio de Warhol. E do qual ele se orgulhava a ponto de posar para fotos com ele.

O Museu Andy Warhol, em Nova York, chegou a abrigar, em 2008, uma exposição chamada Canis Major: Os cães e gatos de Warhol (e outros animais de festa). Lá, apareceram fotos e gravuras que o artista fez de animais. Além do próprio Cecil em… bom, não dá para dizer que é em carne e osso. O animal foi adquirido por Warhol já empalhado por US$ 300, e estava morto desde 1930.

Olha o coitado do Cecil aí, num vídeo feito em 2006. Sim, dá nervoso olhar. Não, eu não queria um troço desses na minha casa nem por um cacete.

O site MessyNessyChic fez uma lista de bizarrices e esqusitices de Warhol e publicou que o esteta pop não tinha só Cecil empalhado. Tinha também um pinguim, uma gaivota, um leão (!) e uma cabeça de alce, tudo cheio de palha dentro. Olha aí essa foto do Museu de Andy Warhol tirada direto do Trip Advisor, com o tal leão.


(This photo of Andy Warhol Museum is courtesy of TripAdvisor)

“Meu Deus, nunca soube dessa mania do Warhol por taxidermia!”, você pode estar pensando. Pois é, e essa paixão maluca dele levou o artista a dar de presente para Sean Lennon, no oitavo aniversário do filho de John Lennon e Yoko Ono, um GATO EMPALHADO. O animal morto assustou não apenas Sean e sua mãe, como os gatos da casa.

“Depois de um breve tempo em uma prateleira no meu quarto, decidiram que o gato de Andy deveria residir permanentemente na janela do escritório, no andar térreo. Ele ficou lá até que os vizinhos reclamaram e tivemos que retirá-lo”, contou Sean, cujo pai já estava morto na época. “A cada dia, a caminho da escola, eu andava pelo escritório e me perguntava por que Andy me deu aquele gato”.

Com informações de Complex, MessyNessyChic e Page Six.