Tenta lembrar de todos os clássicos do rock que vêm à sua mente. Provavelmente você não vai citar o escocês Alex Harvey (1935-1982), que durante os anos 1960 trilhou carreira na mescla de soul e blues.

Mas Alex foi fazer sucesso mesmo na década seguinte como líder da The Sensational Alex Harvey Band, que era mais ligada ao glam rock e ao rock teatral, com o vocalista fazendo performances bizarras como aparecer seminu e carregando uma cruz em tamanho natural no palco. O som tinha se encaixado na mesma onda do T. Rex e de David Bowie, apesar do vocal rouco de Harvey e do fato dos integrantes (o guitarrista Zal Cleminson, o baixista Chris Glen, e os irmãos Hugh e Ted McKenna nos teclados e bateria) terem vindo de uma banda de rock progressivo

A SAHB, como se tornou mais conhecida, tinha discos com visual de HQ de super-herói na capa (vários deles foram lançados no Brasil), mesclava canções autorais com covers de blues, e lançou músicas legais como The Hot City symphony (em duas partes), Faith healer e The hammer song.

Em 1977, a Sensational Alex Harvey Band fez algo que, tudo considerado, deve ter sido inédito na história da música pop. Sem tirar o “Alex Harvey” do nome, lançou um disco SEM seu líder. Fourplay saiu em fevereiro de 1977 com os vocais principais feitos por Hugh McKenna e músicas compostas pelos outros quatro integrantes. Tudo aconteceu sob os auspícios do vocalista, que havia largado a banda temporariamente devido a cansaço das turnês e problemas de saúde.

Jogaram o disco no YouTube.

Para que ninguém saísse enganado da história, a capa do LP trazia a frase “The Sensational Alex Harvey Band sem Alex”. Já a contracapa tinha o cantor da banda amarrado e amordaçado enquanto os músicos cantavam de costas. Segundo Chris Glen, Alex insistiu em estar no estúdio durante a gravação e em aparecer na capa de alguma forma, e estava meio assustado com a possibilidade da banda estourar sem ele. Uma turnê desse disco chegou a ser iniciada, mas sem sucesso.

Banda de Alex Harvey amarra e amordaça cantor, faz disco sem ele e põe seu nome na capa

Alex, enquanto isso, estava participando da gravação de um disco falado, lançado pela K-Tel, chamado Presents the Loch Ness Monster. Tinha narrações dele e entrevistas com pessoas que alegadamente avistaram o Monstro do Lago Ness (!). Isso ninguém jogou no YouTube até o momento.

Harvey voltou para o grupo pouco depois e a banda fez o disco Rock drills (1978), o último da banda. Durante as gravações, a SAHB sucumbiu a brigas por grana e disputas de ego, com Alex achando que seus companheiros estavam apenas na aba do chapéu dele. Pouco antes de o grupo acabar, Alex sugeriu que a SAHB virasse uma banda punk, o que nenhum de seus amigos achou que seria uma boa ideia. E a história da Sensational Alex Harvey Band acabou aí.